Como funciona o processo de entrega no E-commerce?

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Entenda como funciona todo o processo de entrega no e-commerce, e ainda 6 boas práticas para garantir os bons resultados no seu negócio online.

O fato é que receber o produto na porta de casa é uma das vantagens que mais atraem o consumidor para o e-commerce. Mas você sabe como funciona este processo, e o que fazer para manter a qualidade nessa logística? 

Pesquisas recentes apontam que o mercado varejista apresentou crescimento constante nos últimos anos.

Neste contexto, o e-commerce que já tinha destaque antes, apresentou um crescimento exponencial após o começo da pandemia.

Mas o que chama a atenção é que o número de negócios que fecharam prematuramente também é bem significativo.

E quer saber quais são os principais motivos pelo qual grande parte dessas empresas não vingaram?

  • Falta de planejamento e conhecimento da logística no e-commerce.

Diante disso, se você tem ou planeja começar o seu e-commerce, é melhor separar seu bloquinho ou ativar seu app de anotações para registrar o conteúdo a seguir.

Como acontece o processo de entrega no e-commerce?

Atualmente, a logística do e-commerce é vista muito além de uma atividade operacional, mas também como parte essencial da estratégia do seu negócio.

Por isso, você primeiro deve saber que o processo de entrega no e-commerce acontece em 4 etapas principais:

1 – O e-commerce é notificado

Tudo começa no momento em que a sua loja virtual recebe o aviso de um novo pedido realizado.

Em seguida, os produtos selecionados devem ser separados no estoque para envio, seguindo as seguinte verificações:

  • Validação do endereço de envio;
  • Confirmação de que há o produto no estoque;
  • Emissão da nota fiscal;
  • Definição do melhor transportador;
  • Classificação do pedido à data, peso, localização de envio e outros dados relevantes para o carregamento.

Com tudo isso feito, chegou a hora de passar os produtos para separação e coleta.

2 – Os pedidos são coletados

Agora, o que você precisa fazer é manter os seus processos organizados e documentados para evitar qualquer erro.

A comunicação com o fornecedor deve ser perfeita e sem ruídos, para garantir uma coleta de pedido bem sucedida – principalmente se você não possuir um estoque próprio.

Agora, caso você possua uma sala de reposição, garagem ou unidade de armazenamento, certifique-se de ter o seu espaço sempre bem organizado – com prateleiras, lixeiras, bolsas, caixas empilhadas e tudo mais.

Neste ponto, escolha a melhor embalagem para o seu produto, considerando o peso e formato da mercadoria.

3 – As mercadorias são roteirizadas

O frete sem dúvidas é um dos pontos que mais influenciam nos lucros do seu e-commerce.

Por isso, certifique-se de sempre fazer o cálculo correto, através da roteirização dos pedidos recebidos.

O que significa classificar os pedidos de acordo com a localização que serão enviados, para que seja feita uma mesma rota ou envio para aqueles próximos, economizando dinheiro para a sua loja.

4 – A entrega é realizada

Para esta parte do processo, geralmente o seu e-commerce tem 2 opções:

  • Enviar pelos correios ou por uma transportadora privada.

Em qualquer uma delas, o valor do frete vai depender do CEP de envio, peso e tamanho do objeto e opção de envio (expressa ou normal).

Aqui, a classificação dos pedidos é fundamental para otimizar os valores de frete que você repassa aos seus clientes.

Como automatizar a entrega no e-commerce?

Como você pode ver acima, o controle manual de todas as etapas da logística no seu e-commerce pode ser desgastante.

Sem contar que, de acordo com o volume da demanda, as chances de ocorrerem erros ou escolhas erradas em relação ao frete, são grandes.

Deste modo, a solução é optar por um sistema que automatize a gestão do frete no e-commerce.

Um sistema como esse, será capaz de determinar a medição dos dados de envio (peso do item e dimensões), aplicando regras que definem automaticamente o operador e a roteirização ideal.

Logo, além de calcular automaticamente a melhor opção de transporte, esse mesmo sistema atualizará ainda informações de envio como:

  • Atualização do status da ordem na plataforma de vendas (por exemplo, marcando como enviado);
  • Atualização do número de rastreamento do operado na plataforma;
  • Digitalização do comprovante de entrega, com número de rastreamento para o cliente.

Mas além da automatização do processo de entrega do seu e-commerce, é essencial também a aplicação de boas práticas para garantir a boa experiência do cliente.

Por esse motivo, listamos abaixo 6 dicas de outro para você!

6 boas práticas de logística para seu e-commerce

1 – Aprimorar os processos internos

Após conhecer e identificar a importância de cada etapa do processo de entrega, é fácil dizer que as falhas ou demora em qualquer momento, pode prejudicar a entrega.

Por isso, é essencial adotar boas práticas de logística internamente, de maneira que todos os setores conversem entre si, para que você possa obter informações rapidamente sobre a sua logística.

2 – Utilizar um sistema de gestão integrado

A integração do seu sistema de logística pode fazer toda a diferença para os resultados do seu e-commerce.

Isso porque o mais importante neste ponto, é integrar o gerenciamento de estoque e as entradas e saídas de produtos. 

Além disso, um bom sistema de gestão pode também concentrar os pedidos, controle financeiro, as expedições e as entregas em um mesmo software.

Deste modo, você consegue diminuir as falhas do processo, facilitando também o acesso às informações mais importantes para as ações.

Um ponto essencial para trazer mais agilidade e eficiência para o seu processo de entrega.

3 – Fazer a previsão de demanda

A previsão de demanda também é uma das boas práticas de logística, já que ajuda a organizar a compra, o recebimento, a armazenagem, a organização e a expedição dos produtos.

Até porque não há nada mais chato para o cliente do que comprar um produto e depois ser avisado que o item está em falta no estoque, não acha?

Mas quando você conhece melhor o comportamento do mercado,é possível saber quais itens têm mais ou menos giro de estoque.

Com essa informação, você consegue saber qual a frequência e as quantidades certas de compra, além de conseguir organizar o estoque de maneira eficiente.

4 – Contratar transportadoras confiáveis

Tenha cuidado ao escolher os seus parceiros para não prejudicar uma área que é fundamental para a satisfação do cliente.

Antes de escolher baseado no custo de operação, verifique se as suas transportadoras possuem uma estrutura capaz de atender às suas demandas.

Veja também como elas se organizam para cumprir os prazos de entrega, e também  como está sua reputação no mercado.

Além disso, vale a pena diversificar os fornecedores, entre Correios e transportadoras privadas. Assim, você consegue negociar melhores condições e ter um parceiro para cada tipo de demanda

5 – Dar opções de frete aos clientes

É de conhecimento de todos que a logística no Brasil se concentra no modal rodoviário, tendo em vista a falta de infraestrutura de ferrovias, portos e o alto custo das entregas aéreas. 

Mesmo com esse cenário, o e-commerce conta com alternativas bem interessantes, modernas, práticas e de excelente custo-benefício.  

Aplicativos de entregas de bicicleta, motoboys e até carros particulares são exemplos disso. 

Isso pode ajudar você a oferecer mais opções de frete para o seu cliente, aumentando suas chances de atender as necessidades do cliente.

Será que ele não está disposto a pagar mais para receber antes? Ou talvez ele não tenha pressa e possa optar pela opção mais em conta.

Portanto, ofereça diferentes alternativas de preços e prazos para ele escolher.

6 – Simplificar a logística reversa

Devolver produtos é uma prática comum no e-commerce. Afinal, é normal que o cliente escolha a cor errada ou simplesmente se arrependa da compra, ou ainda que o produto chegue com algum defeito.

Portanto, simplifique a logística reversa e não faça o cliente ter trabalho nesse processo. 

Para isso, é importante contar com uma transportadora que ajude a diminuir a burocracia e com um software que registre facilmente o retorno dos produtos.

Conclusão

Garantir a boa experiência do cliente do início ao fim do processo de comprar, é essencial para obter mais fidelizações e vendas para a sua loja virtual.

Neste quesito, contar com um processo de entrega eficiente é um dos principais pilares para o sucesso do seu negócio.

Então aproveite essas dicas de boas práticas de logística no e-commerce para maximizar seus resultados. 

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