Entenda o que é e como você pode usar o SEO para otimizar o site da sua escola ou IE. Veja por onde começar a melhorar os seus resultados online.
O jeito mais eficaz para destacar o seu site no Google e conseguir mais alunos é aprender a usar o SEO para escola. Então continue comigo, para entender tudo sobre essa poderosa ferramenta e poder aplicá-la em sua estratégia digital.
Se você já pesquisou por algum produto ou serviço no Google, já deve saber a importância de ter um site bem posicionado.
Isso porque os mecanismos de buscas mais conhecidos do mundo (e outros como Bing e Yahoo) mudaram a forma de pesquisar produtos e serviços.
Cada vez que uma pessoa realiza uma busca no Google, a ferramenta filtra os resultados com base na localização geográfica e uma série de requisitos de qualidade.
Por isso, ainda que a indicação por pessoas de confiança continue sendo valiosa, hoje é essencial que a sua escola ou instituição de ensino apareça bem posicionada nas buscas online.
“Estudo aponta os mecanismos de busca como a mídia mais confiável para busca de informações”
Trust Barometer, 2016.
Mas para conseguir essa vantagem comercial e atrair mais clientes para a sua escola, você precisa usar o SEO para escola.
O que é SEO e como ele pode ajudar a sua escola?
SEO (Search Engine Optimization) é um mecanismo de otimização de buscas para sites e blogs através de palavras-chave.
Em outras palavras, trata-se de uma técnica que consiste em adotar para o site da sua escola práticas recomendadas pelos principais mecanismos de busca e executar ações para aumentar sua relevância.
Ao considerar que cada vez mais pessoas usam a internet para escolher a escola ideal para os filhos, o SEO aparece como seu principal aliado na corrida pela atenção dessa audiência.
Isso porque o objetivo dessa técnica é posicionar a sua página nos primeiros resultados da busca orgânica para termos (keywords) que sejam relevantes para a sua escola.
5 benefícios do SEO para escolas
Ao usar o SEO para escolas, sua instituição tem muito a ganhar, começando por:
1 – Maior exposição e fortalecimento de marca
O Google é o site de buscas mais acessado no mundo, e trabalha com altos padrões de classificação na hora de mostrar a melhor opção para o usuário que está pesquisando por um produto ou serviço.
Logo, com um bom posicionamento a sua escola ganha mais visibilidade e passa a ser conhecida principalmente pela comunidade localizada próxima a sua sede(s).
2 – Aumento da credibilidade e autoridade
Ao ganhar destaque nas buscas, sua escola também passa a ser melhor visada diante dos pais, que veem mais segurança e confiança nos primeiros resultados de sua pesquisa.
3 – Aumento de tráfego qualificado
O SEO também te ajuda a segmentar o público que você deseja atrair, no caso de você trabalhar com ensino básico, fundamental, médio, superior ou técnico.
Através da seleção de palavras-chave, você pode direcionar o site da sua escola ou IE para diferentes audiências, atraindo quem realmente tem interesse no seu produto.
4 – Destaque diante da concorrência
Na corrida pela atenção dos pais, estudantes ou universitários, uma boa estratégia SEO faz toda a diferença para elevar o nome da sua escola frente à concorrência.
5 – Aumento do número de leads
Com mais visualizações e autoridade diante da audiência que tem interesse real pela sua escola, o número de leads do seu site vão aumentar naturalmente.
Entretanto, é essencial ter um site ou landing page que facilite essa captação (assunto que vamos abordar mais a frente).
Por onde começar sua estratégia SEO?
O primeiro passo é pensar que sua escola ou Instituição de Ensino é uma empresa, que tem um produto ou serviço a oferecer para a comunidade.
Como empresa, você precisa estimular a recompra de clientes e/ou buscar novos clientes no mercado.
De modo geral, uma empresa de educação tem dois modelos a seguir:
- Pagamento mensal: Instituições de Ensino Superior, Escolas e Cursos Técnicos;
- Pagamento unitário: infoprodutos, cursos de extensão, e outros.
Sendo assim, você precisa ter processos de captação eficazes, além de possuir um produto compatível com o mercado.
É aqui que entra o SEO para escolas, que pode ajudar a solucionar essa questão, uma vez que possui estratégias rentáveis e resultados cumulativos.
- Rentável, pois um post no blog bem posicionado pode gerar visualizações de página por anos, e algumas delas vão virar clientes.
- Cumulativo na medida que criamos novas “frentes” no Google, explorando novos conteúdos e palavras chave.
Onde o SEO se encaixa na sua escola ou IES?
Quando se fala em SEO, logo falamos no Google, que só no Brasil tem a fatia de 96,3% do mercado de buscas.
E como já vimos, o SEO é um conjunto de técnicas e boas práticas que tem como objetivo “ensinar” ao algoritmo do Google que a sua escola é o resultado mais relevante em meio às pesquisas.
Agora vamos considerar que uma estratégia de captação de alunos começa pelo topo do funil de vendas: a atração.
Ou seja, trabalhar o site do ponto de vista de SEO é crucial para voltar os olhos da sua audiência para o seu produto.
Para provar o tamanho da importância dessa estratégia, faça o seguinte teste:
- Pesquise no Google por um curso ou tipo de ensino (básico, médio ou superior).
- Agora veja se conseguiu encontrar a sua escola ou instituição de ensino em uma posição favorável.
Se você não estiver entre as primeiras opções da pesquisa (ou sequer na 1º página), você tem um problema que pode ser resolvido com SEO para escola.
Os 3 campos de SEO
O Google chega a avaliar mais de 200 fatores antes de definir a posição do site da sua escola no ranking.
Mas a boa notícia é que só precisamos entrar em 3 campos para te explicar a aplicação do SEO.
1 – Estrutura do site (Código e Design)
Neste ponto, são considerados todos os itens sobre a arquitetura de informação.
Logo, durante a criação do site da sua escola, é essencial levar em consideração os seguintes requisitos:
- Código bem escrito: sem erros, limpo e carregando rápido;
- Servidor: o site deve estar em um serviço de hospedagem rápido e sem quedas;
- Ter HTTPS: o cadeadinho verde torna o site mais rápido e o Google valoriza;
- Ser responsivo e acessível: Otimizado para telas móveis e possuir facilidade em navegação.
2 – Link Building / Links de Qualidade
Outra maneira do Google avaliar o SEO para escola é a partir das referências que você faz para outros sites “maiores”, através de hyperlinks.
É o que chamamos de Link Building, que é a construção de uma rede de links confiáveis e capazes de fortalecer a autoridade da sua página.
3 – Conteúdo
Bill Gates disse uma vez que “o conteúdo é o rei”. Hoje, essa frase não podia estar mais certa.
Quando o assunto é SEO para escolas então, conteúdo é rei, o reino e tudo o que a sua vista alcançar.
Isso porque se o seu conteúdo não for bom para o Google, o seu site não ranqueia, mesmo que tenha ótima estrutura e fortes links.
Logo, o conteúdo é de longe o critério mais importante quando se fala sobre SEO.
Por isso, na hora de elaborar a sua estratégia de Marketing de Conteúdo, tenha em mente as seguintes perguntas:
- O que o candidato digita no Google para procurar por graduação?
- O que é preciso para convencê-lo de que a nossa IES é a mais adequada?
- Quais informações preciso mostrar sobre cada curso além do que o MEC exige?
- Será que ele já sabe qual curso quer fazer? Como ajudá-lo a decidir?
- É relevante o suficiente a ponto de ser recomendado?
São perguntas como essas que vão te ajudar a ter conteúdos consistentes para gerar resultado em SEO e também na experiência do aluno, que começa no site da sua escola.
Por que usar SEO para a sua escola?
De acordo com o Benchmark do Google Analytics, em sites do segmento de educação que recebem em média 30 mil visitas por mês, 15 mil delas chegam através do tráfego orgânico.
Além disso, ao usar SEO para otimizar o tráfego do site da sua escola, você consegue:
-
Menor dependência da busca paga
Como os resultados de SEO são recorrentes, a sua escola capta potenciais alunos durante o ano todo, independentemente de ter vestibular aberto ou não.
Isso porque a busca orgânica é totalmente separada do Google pago. Logo, se sua escola estiver bem ranqueada, a concorrência pode investir milhões em mídia paga, que você não cairá no ranking.
-
Dificuldade de ser “superado”
Como o trabalho de SEO é construído a longo prazo, quando a concorrência ver que sua IES está nos primeiros lugares da busca, vai levar tempo para te alcançar.
-
Força local
Se você fizer um bom trabalho de SEO, é bem provável que apareça nos primeiros resultados quando alguém pesquisar por “Graduação X em [nome da cidade]”.
Isso faz sentido quando a IES capta alunos para cursos presenciais.
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Agora que você conhece o SEO para escolas e todos os benefícios que ele oferece, que tal começar a aplicá-lo aí na sua instituição?
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