Inbound Marketing para Escolas

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Entenda como funciona o Inbound Marketing para escolas e veja como aplicá-lo na sua instituição de ensino em 5 passos práticos.

A estratégia de captação de alunos se tornou um desafio ainda maior para as escolas nesta pandemia. Portanto, neste artigo você vai saber como o Inbound Marketing Educacional pode te ajudar a reter e captar mais alunos.

Com o atual cenário de crise provocado pelo coronavírus, várias organizações estão enfrentando desafios enormes para sobreviver.

Neste contexto, a área da educação sem dúvidas é uma das que mais estão sendo afetadas.

Isso porque, com o fechamento momentâneo das escolas, o primeiro desafio foi adotar o ensino remoto de forma emergencial e manter a qualidade da educação e serviços prestados.

Devido a esse novo cenário, surgiram 2 questões vitais para a vida de qualquer escola:

  • Como evitar a evasão escolar?
  • Como captar alunos em meio à pandemia?

Bem, a melhor resposta para essas perguntas é: adapte-se ou morra! E essa adaptação começa no jeito de fazer o marketing da sua instituição de ensino (IES).

Afinal, a verdade é que o mundo se tornou digital. 

Hoje, as Redes Sociais, blogs, e-mail marketing e automações são as ferramentas que mais trazem oportunidades tanto na captação quanto na retenção de alunos.

Dentro disso tudo, uma das mais bem sucedidas estratégias online – que inclusive reúne todas ferramentas citadas acima -, é o Inbound Marketing.

 

O que é Inbound Marketing?

Em resumo, o Inbound Marketing é uma inteligência digital para atrair potenciais clientes para uma empresa ou marca. Tudo isso através da produção de conteúdo relevante.

A partir do consumo deste conteúdo, a empresa vai começar o seu relacionamento com a audiência, para que então lá na frente esta relação evolua para a venda em si.

Deste modo, a inteligência começa a se transformar em ações mensuráveis, tomadas a partir da análise cuidadosa da jornada de navegação, padrões e interesses desta audiência.

Isso porque o objetivo do Inbound Marketing é ajudar as pessoas a resolverem suas principais “dores” e problemas relacionados ao segmento em que a empresa atua.

 

Como funciona o Inbound Marketing para Escolas?

Considerando o que foi dito acima, o Inbound Marketing para escolas trata-se exatamente dessa técnica de persuasão e atração de potenciais clientes.

Ou seja, ele se propõe a conquistar o interesse da persona (que vamos ver logo em seguida), por meio da construção de uma relação menos invasiva do que o Outbound Marketing.

Essa é uma das razões pela qual o Inbound Marketing é conhecido também como Marketing de Atração, ou Marketing de Permissão.

Sendo assim, ao utilizar esse tipo de Marketing, a escola estará focada em educar e nutrir os potenciais alunos.

 

Porque adotar o Inbound Marketing Educacional?

Segundo estudo da Sirius Decisions (empresa global de consultoria e pesquisa sobre o desempenho de vendas, marketing e produtos), cerca de 67% da jornada do comprador é feita digitalmente desde 2019.

Considerando a pesquisa e também a importância do meio digital desde o começo da pandemia, é fácil concluir que:

  • O Inbound Marketing para escolas é uma estratégia totalmente alinhada ao novo comportamento do consumidor.

Sendo assim, com uma boa estratégia de Inbound Marketing para escolas, você pode aparecer para todo esse público, destacando os benefícios que a educação na sua escola ou instituição pode trazer.

 

Públicos do Inbound Marketing Educacional

Uma grande diferença entre o Marketing tradicional e o Marketing Digital está na segmentação do público.

Ou seja, ao invés de direcionar suas ações para a massa, agora seu direcionamento começa a partir das especialidades que sua IE oferece.

Sendo assim, se você trabalha com:

    • Escolas

    Seu principal direcionamento será para os pais das crianças. Logo, sua persona passa a ser um pai (ou mãe) preocupada com o ensino responsável pela educação básica do filho. 

    Além disso, para cada fase da criança (pré escolar, infantil, ensino fundamental e médio) as dores diferenciam-se bastante;

    • Ensino Superior

    O aluno é tomador da decisão, mesmo que ainda sofra grande influência dos pais, familiares e amigos. 

    Sendo assim, existem ainda mais dores a serem solucionadas (a escolha da faculdade, profissão a ser exercida, expectativa de remuneração);

    • Cursos de idiomas e cursos livres

    Seu público pode variar de acordo com o curso. A busca da sua audiência se resume a palavras chaves que ela possa procurar no Google ou pelo comportamento nas Redes Sociais.

Por isso, certifique-se de direcionar o seu conteúdo para atrair a audiência certa para a sua escola ou instituição de ensino.

Dito isso, agora chegou a hora de saber como você pode aplicar o Inbound Marketing na sua escola.

Vamos lá?

 

Aplicando o Inbound Marketing na sua escola em 5 passos práticos

Agora que você sabe que o Inbound Marketing tem a função de atrair seus potenciais clientes através de conteúdo, chegou a hora de conhecer seu principal pilar: o Marketing de Conteúdo.

Este tipo de marketing consiste na criação de conteúdo relevante com diferentes objetivos e em diferentes formatos, como artigos para blogs, ebooks, vídeos, podcasts e outros.

Ou seja, o Marketing de Conteúdo é o responsável por guiar estrategicamente o seu potencial cliente até a decisão de compra, e deve ser utilizado em todas as etapas do funil de vendas.

Agora para construir a sua estratégia de sucesso, o primeiro passo é:

 

1 – A Persona: o seu cliente ideal

Para criar uma campanha de marketing de sucesso, o segredo está no planejamento.

Neste ponto, a primeira ação a ser tomada é saber exatamente para quem você vai desenhar toda a sua estratégia de venda. Ou seja, a persona.

Ela é o personagem que representa o seu cliente ideal. Mas ao contrário do conceito de público-alvo, essa persona possui nome, idade, objetivos de vida, rotina e principalmente diversos problemas que precisam de solução. Veja:

João, 18 anos, estudante, acaba de se formar e ainda está em dúvida sobre qual curso fazer na graduação. Enquanto isso, ainda precisa lidar com uma rotina corrida de estudos para o vestibular e a pressão familiar. Ainda assim, gosta de utilizar as redes sociais no seu tempo livre.

A partir daqui, a sua função é ajudar o João a solucionar suas dores, através de um artigo sobre as curiosidades de cursos específicos, por exemplo.

Criar um post com o título “10 motivos para você escolher o curso de Computação Gráfica hoje!” também é uma ótima ideia, caso sua Instituição de Ensino ofereça ele.

Afinal, você já sabe qual o principal problema da sua persona, e também em qual canal você vai encontrá-la mais rapidamente.

Sendo assim, o passo seguinte é encontrar soluções para ela, e mostrar como a sua escola ou IES pode ajudá-la.

 

2 – Atração: chamando a atenção do tomador de decisões

Aqui começa o processo do funil de vendas, onde o principal objetivo é atrair o máximo de pessoas que podem se interessar pelos seus serviços educacionais.

Logo, é hora de produzir o máximo de conteúdo relevante possível, através de artigos focados nas dores da sua persona.

No caso do nosso querido João, os seguintes artigos com certeza chamariam sua atenção:

  • Saiba como se preparar para o vestibular sem abrir mão da sua vida social;
  • O que fazer quando se sentir inseguro com relação ao seu curso de graduação;
  • Pressão familiar: aprenda a dialogar com os seus pais sobre a sua jornada estudantil.

Neste ponto, surge também o elemento mais importante para fazer seu artigo chegar a sua audiência: o Google!

 

2.1 – Invista em SEO

O mecanismo de buscas mais utilizado na internet possui uma série de exigências para classificar o seu artigo como um dos mais relevantes e posicioná-lo nas primeiras posições dos resultados de buscas.

A boa notícia é que você pode conquistar isso através das técnicas de SEO (Searching Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Buscas).

Aqui, quesitos como palavras-chave relevantes, navegação do site e experiência do usuário fazem toda a diferença para o sucesso da sua estratégia.

 

3 – Conversão

Um dos pontos-chave do Inbound Marketing Educacional,  a conversão começa quando o seu potencial aluno inicia um diálogo com a marca e permite que você envie mais conteúdos relevantes.

A partir deste ponto, você já pode captar dados do seu lead e começar a nutri-lo regularmente através do poderoso email marketing.

Isso vai fazer o João confiar na sua marca, pois você é quem mais está ajudando ele na tomada de decisão.

 

4 – Fechamento do negócio: enfim, a venda

Já neste ponto, a automação aparece como o seu aliado mais importante.

Isso porque agora você já pode contar com dados importantes sobre o usuário, como o nível de engajamento dos leads, taxa de abertura de emails, cliques nos links, downloads realizados, vídeos assistidos…

Tudo isso são dados que ajudam a definir se o seu lead está pronto para, finalmente, receber a sua oferta.

O que torna a venda ainda mais fácil de ser fechada é exatamente o fato de que o usuário já iniciou um diálogo com a sua IES por conta própria, e vem consumindo seu conteúdo durante um bom período.

Este, por fim, é o grande diferencial do Inbound Marketing: estabelecer uma poderosa conexão antes de iniciar o processo de negociação.

 

5 – Encantamento: retendo alunos

Agora que você já conquistou o seu cliente, é hora de usar todos os seus canais de comunicação para engajar o usuário.

Ou seja, é importante continuar enviando materiais e ajudar nos estudos do seu cliente.

Isso vai te ajudar a manter a confiança dele na sua IE e vai estimulá-lo a renovar o vínculo com você no próximo ano.

Avisos, quadros de horários, notificações de reuniões e datas festivas também podem entrar nessa conta. 

Além disso, a inclusão de descontos e promoções são ótimos recursos para manter o aluno na sua IES.

Com essas ações, certamente ele estará inclinado a permanecer com você por mais tempo.

 

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