O que você precisa saber antes de abrir um e-commerce?

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Vale a pena abrir um e-commerce? Como eu posso fazer isso e quais são as vantagens em vender pela internet? Entende tudo isso neste artigo.

Desde o começo da pandemia, as vendas online vem dominando o mercado. E neste post, você vai entender porque abrir um e-commerce pode ser muito vantajoso para suas vendas.

Se antes investir em uma loja virtual já era uma boa opção para quem desejava iniciar seu próprio negócio, ou fazer sua empresa crescer, hoje a realidade é ainda mais favorável.

Isso porque, nesses tempos de pandemia e distanciamento social, a migração para o digital foi uma obrigação (muito bem vinda, por sinal).

Devido a esse contexto, e também as facilidades que um empreendimento desse porte representa atualmente, é certo que vale a pena abrir um e-commerce.

E para te provar isso, vamos primeiro mostrar alguns números do mercado que comprovam a explosão do e-commerce no Brasil. 

 

Dados de e-commerce no Brasil

Em 2020, ano em que começou a pandemia, pode ser considerado o ano do e-commerce no Brasil, devido aos mais de 300 milhões de pedidos e faturamento recorde.

Tudo isso principalmente porque a compra online, que já era tendência, foi acelerada pelas medidas preventivas, que afastaram os consumidores das lojas físicas.

Com isso, quem não vendia online também precisou se adaptar rapidamente a esse novo cenário digital.

Entretanto, mais do que um crescimento isolado, os dados do e-commerce no Brasil mostram que esse aumento realmente veio para ficar.

Veja abaixo o que as principais pesquisas sobre o e-commerce apontam.

Ecommerce brasileiro ganhou 20,2 milhões de novos consumidores em 2020, segundo a NeoTrust. O varejo digital concentrou 42,9 milhões de consumidores únicos, um aumento de 36,7% em relação a 2019

NeoTrust

 

O número de lojas virtuais cresceu 40% em 2020, subindo de 930 mil negócios do tipo para o número de 1,3 milhão em agosto de 2020.

Pesquisa Perfil do E-commerce, feita pelo PayPal.

 

Em 2021, o e-commerce brasileiro seguiu em alta, com 78,5 milhões de compras online logo no primeiro trimestre do ano – um crescimento de 57,4% em comparação ao mesmo período de 2020.

NeoTrust

 

Conheça 5 vantagens em abrir seu e-commerce

Antes de falar das vantagens, preciso te dizer que os resultados positivos não vão brotar como um passo de mágica.

O que significa que o sucesso do seu e-commerce vai pedir…

  • Planejamento;
  • Estratégias bem definidas;
  • Ferramentas digitais apropriadas.

Mas pode ter certeza que, ao alinhar esses pontos, sua empresa poderá se beneficiar de vantagens como as listadas logo abaixo.

 

1 – Baixo custo na fase inicial

Quando o assunto é investir em e-commerce, os custos e a burocracia que envolvem o processo nem se comparam aos exigidos para uma loja física.

Normalmente, o seu investimento inicial consiste na garantia de pontos como:

  • Um bom serviço de internet
  • Hospedagem de site
  • Um registro de domínio
  • Uma plataforma de e-commerce

 

2 – Atendimento 24 horas por dia

Outra vantagem do e-commerce está na possibilidade de oferecer atendimento em tempo integral para os seus clientes.

Contando com os recursos adequados, sua loja fica apta a receber consumidores em qualquer dia e época do ano – incluindo domingos e feriados.

E o seu cliente ainda pode ficar a vontade para comprar na hora que lhe for conveniente, através do próprio smartphone.

 

3 – Maior alcance de clientes

As vendas online não conhecem fronteiras, o que pode fazer seu produto ou serviço chegar a qualquer parte do mundo.

Porém, é sempre bom lembrar que esse alcance de novos clientes deve ser realizado com o devido planejamento, sempre levando em consideração a segmentação do público e o segmento do seu e-commerce.

Além disso, é preciso pensar também em estratégias para assegurar uma eficiente presença digital. 

Esse é um detalhe crucial para garantir uma melhor visibilidade do seu negócio.

 

4 – Custo baixo de manutenção

Seu e-commerce permite um menor custo em infraestrutura, porque assim que os produtos passam a ser vendidos, você não precisa de um grande investimento para o gerenciamento do negócio.

Além disso, os gastos com manutenção também podem ser considerados em conta…

  • especialmente se você comparar com os custos exigidos com o aluguel de um imóvel para a instalação de uma loja física, por exemplo.

Outro ponto para redução de custos está no ambiente virtual, onde você dispõe de várias opções de estratégias de Marketing Digital.

Você pode elaborar ações para incentivar os clientes a acompanharem sua loja em redes sociais, como o Facebook, Instagram e YouTube.

Isso te ajudará a fortalecer a relação em um ambiente mais íntimo e por custos de publicidade bem menores.

 

5 – Monitoramento em tempo real

Uma das ações de Marketing Digital, citadas no item 4, é exatamente o monitoramento do comportamento dos clientes em tempo real.

Hoje em dia, o gestor possui plenas condições de contar com várias ferramentas digitais que viabilizam uma melhor compreensão dos hábitos, das necessidades e das preferências do consumidor.

Tudo isso proporciona ainda mais eficiência para as suas estratégias de Marketing Digital.

 

Quais tipos de e-commerce eu posso abrir?

Diante dos benefícios que o investimento traz, é preciso também entender como eles funcionam.

Por isso, vamos te mostrar agora as categorias mais comuns de e-commerce.

 

E-commerce de infoprodutos

Em um comércio eletrônico, você encontra diferentes segmentos de produtos, como calçados, artigos de cozinha, peças de vestuário, enfim, não faltam opções.

Porém, há também e-commerces especializados na venda de produtos digitais, que são os chamados infoprodutos. 

Neste caso, o foco é a venda de conteúdos como livros digitais, audiobooks e cursos à distância.

Uma das vantagens da venda de produtos digitais reside na questão da logística e do estoque. 

Tudo isso porque se tratam de produtos com características online, o que torna mais fácil a questão de compra e venda de tais mercadorias.

  • B2B

Também chamado de Business to Business, é usado por organizações que possuem como principais clientes outras empresas. 

De uma forma geral, o e-commerce B2B é conhecido por vender maquinários ou matérias-primas. 

Porém, em determinados casos também realiza venda de produtos já finalizados.

  • B2C

Já o Business to Client, é usado por empresas que vendem os produtos diretamente para os seus clientes finais. 

Normalmente, nesse tipo de comércio eletrônico você encontra produtos como calçados, produtos alimentícios, de tecnologia, móveis, em suma, vários segmentos.

 

E-commerce atacadista

Esse tipo de comércio eletrônico consiste em vender elevadas quantidades dos produtos oferecidos. 

Por causa disso, a questão da logística deve ser bem trabalhada e é necessário ter à disposição parceiros de confiança para a realização do transporte.

Em muitos casos, nesse tipo de categoria de e-commerce, o cliente tem a possibilidade de realizar a compra online para depois ser retirada diretamente no estabelecimento físico. 

Há também o e-commerce varejista. Essa categoria, por sua vez, trabalha na venda de pequenas quantidades.

 

Como criar meu e-commerce?

Agora que você já conhece todas as vantagens deste meio, chegou a hora de saber como criar o seu e-commerce.

E a boa notícia é que criar uma loja virtual deixou de ser tarefa exclusiva apenas de quem entende de linguagem e programação.

Então fique atento aos próximos passos para começar o seu sonho do jeito certo.

 

1° – Escolha a plataforma

Assim como um estabelecimento físico precisa de uma estrutura adequada para atender os clientes, o comércio digital também. 

É nesse contexto que você deve contar com uma plataforma. 

É nela que você vai disponibilizar os produtos, determinar as formas de pagamento e atrair os seus clientes.

Uma boa plataforma de e-commerce apresenta vários recursos. 

Deve ser intuitiva, de fácil personalização e ter vários templates à disposição, voltados para os mais variados tipos de segmento de vendas.

 

2° – Tenha um bom serviço de hospedagem

O que traz bons resultados e altas vendas para uma loja física é o atendimento bem feito. 

Cliente satisfeito é garantia de sucesso. Isso é o básico da cartilha do empreendedorismo e também serve para o comércio eletrônico.

Sobretudo, quando a gente pensa em bom atendimento no e-commerce, temos que levar em consideração a Experiência do Usuário. 

Em outras palavras, é preciso proporcionar para o cliente uma navegação intuitiva, com um site responsivo e bem estruturado.

 

3° – Conte com um bom sistema de cobrança e pagamento

Além de produtos de qualidade, os consumidores querem facilidades na hora de pagar.

Por essa razão, você precisa oferecer procedimentos simples e seguros na hora “H” de todo cliente.

Hoje em dia é possível contar com sistemas de pagamento já bastante conhecidos, como o PayPal, o PagSeguro e muitos outros.

 

4° – Gerencie o estoque e a logística do jeito certo

A logística do e-commerce tem características diferentes de uma loja física.

Então, já que o cliente não vai até sua loja pegar o produto, ele vai esperar recebê-lo no endereço solicitado. 

Por isso é importante ficar atento em como melhorar seus processos de logística.

Entregar o produto sem defeitos e dentro dos prazos estipulados é um dos fatores que gera engajamento com os clientes e proporciona credibilidade.

Dependendo do segmento do e-commerce, é necessário utilizar locais apropriados para armazenar os produtos, evitando que sejam danificados.

Além disso, é importante pensar também no transporte para realizar as entregas. 

Por isso, entre em contato com as transportadoras, procure boas parcerias e veja quais são as possibilidades.

Essa parceria com transportadoras deve ser realizada baseada no seu volume de despachos, pois desse modo, é possível assegurar fretes com valores mais acessíveis. 

E acredite, frete baixo é uma das melhores maneiras de colocar um sorriso no rosto do consumidor.

 

5° – Garanta a excelência no atendimento

Para fazer o consumidor acessar novamente o seu e-commerce e se tornar um cliente assíduo, é preciso promover um atendimento de qualidade. 

Essa é a lógica de uma boa gestão tanto em uma lógica física quanto no comércio eletrônico.

Cliente insatisfeito vai correndo para os braços dos concorrentes.

Por isso, a solução é apostar em canais diversos para atrair e interagir com o público.

 

Outra dica importante é se atentar as principais métricas

Se a criação de um comércio eletrônico é fácil, o gerenciamento dele necessita de planejamento e um eficiente monitoramento. 

Nesse sentido, existem algumas métricas essenciais que veremos agora. 

  • Carrinhos abandonados

Essa é considerada uma das métricas mais importantes quando o assunto é gerenciamento de um e-commerce. 

Isso porque o monitoramento de carrinhos abandonados permite que você compreenda e escolha com mais segurança as estratégias utilizadas.

  • Avaliação dos produtos ou serviços

As avaliações de produtos são dados que você obtém por meio dos próprios usuários. Isso traz informações que vem diretamente de quem mais interessa.

Por causa disso elas devem ser consideradas como um indicador relevante de engajamento dos clientes, além de proporcionar uma avaliação relevante dos níveis de qualidade do seu produto.

Elas representam dados fundamentais que ajudam na tomada de decisões e ainda mostram o que está funcionando e o que deve ser alterado.

  • Quem entra e sai do seu e-commerce

Existem clientes que são os fregueses assíduos, porém há aqueles usuários que aparecem de vez em quando ou, em muitos casos, não retornam. 

Nesse caso é fundamental rever alguns pontos das suas estratégias. 

Por isso, dê uma olhada no que está impedindo o público de voltar mais vezes. Lembre-se que isso pode ser causado por vários fatores.

 

Conte com um parceiro expert em tecnologia e suporte, como a Xpbox Digital

Como deu para ver no post acima, ter um e-commerce é um investimento bastante válido.

Com ele, você ganha alternativas de vendas dos mais variados produtos e serviços.

E ganha ainda mais quando conta com um parceiro que domina o mercado digital e que traz inteligência de negócio, expertise digital e o melhor da tecnologia para a sua empresa.

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