O primeiro (e mais importante) passo para o sucesso do seu projeto, feito de forma inteligente
É onde seu produto é estudado a fundo, para planejamento das dinâmicas, montagem de cronograma, definições de contrato e demais atividades essenciais para o start do projeto.
Hora de colocar a mão na massa! Aqui, começamos a aplicar as dinâmicas projetadas, enquanto a equipe se alinha com você e o seu Product Owner para a construção e refinamento do produto, removendo os impedimentos iniciais.
O acompanhamento diário das ações permite que desenvolvedores e o Scrum Master entendam o andamento do projeto e identifiquem pontos de atenção. Assim, a qualquer momento podem revisitar os planos e reavaliar a estratégia.
Além disso, o sprint zero também possibilita a experimentação do produto antes de que ele seja entregue ao mercado, reduzindo os riscos de finalizar um projeto que não será eficaz.
Contar com um esquadrão de especialistas dedicados diminui os custos do projeto, ao mesmo tempo, que a organização do sprint permite que o trabalho seja realizado com mais produtividade.
Uma combinação que faz seu projeto seja realizado de forma mais barata, propenso a erros.
Como dito antes, no método sprint o seu time de desenvolvimento revisa diariamente todas as atividades realizadas por cada desenvolvedor, também com o objetivo de identificar problemas no projeto, seja nas estratégias ou na execução do trabalho.
Assim, antes que a situação se torne irreversível, o time pode atuar para corrigir as falhas do
processo ou do produto.
Utilizar sprints para o desenvolvimento de produtos significa mais agilidade e, consequentemente, o aumento da produtividade.
Além disso, o acompanhamento diário da evolução do trabalho de cada desenvolvedor diminui as brechas para que erros se estendam por muito tempo.
Um dos pilares de projetos desenvolvidos pelo método scrum é a transparência entre os membros do time de desenvolvimento, scrum master e product owner.