Conheça o Marketing de Produto, veja tudo o que você precisa saber e conheça ainda 5 dicas poderosas para a sua estratégia.
Estratégia focada em encontrar, atrair e converter os consumidores ideais para um produto determinado, o Marketing de Produto é uma das principais vertentes do marketing que, hoje, você vai poder conhecer bem melhor.
Antes do lançamento de um produto ou serviço, os profissionais de marketing precisam definir uma estratégia geral para esse produto no mercado, acompanhando o sucesso e impulsionando a demanda.
Este processo é conhecido como Marketing de Produto, essencial para definir o posicionamento da marca em relação ao produto.
Mas a explicação do seu conceito não pode ser definida em 3 parágrafos.
Por isso, vamos aprofundar um pouco mais neste conceito a seguir.
Vem com a gente?
O que é Marketing de Conteúdo?
O Marketing de Conteúdo é a vertente do marketing que tem como principal objetivo conectar produtos e pessoas.
Ou seja, a meta do processo está em encontrar os consumidores ideais para um determinado produto e criar a melhor maneira de vendê-lo para estes consumidores.
Mas para que isso aconteça, é fundamental conhecer bem o perfil do comprador.
Funções do Marketing de Produto.
- Definir o posicionamento do produto;
- Criar a mensagem da empresa sobre o produto;
- Estabelecer o diferencial competitivo do produto no mercado;
- Alinhar as equipes de Venda e Marketing.
Como você pode ver, o Marketing de Produto é essencial quando um produto novo é lançado, ou introduzido em um novo mercado no qual os consumidores não o conhecem.
Outro uso interessante do Marketing de Produto está no teste de recepção de um pequeno grupo de consumidores a um novo lançamento, antes de liberar o produto para o público em geral.
Qual é a importância do Marketing de Produto?
A importância do Marketing de Produto está relacionada ao entendimento do cliente e do mercado para garantir os pontos importantes, listados a seguir.
Destaque competitivo
O Marketing de Produto é fundamental para diferenciar os produtos no mercado e, assim, determinar um destaque competitivo para a marca.
Neste contexto, a comunicação segmentada aparece como principal estratégia para fugir dos padrões da concorrência, gerando um valor a mais para o cliente.
A partir deste posicionamento, o marketing estabelece relações entre o produto e a necessidade de uso, destacando as características especiais do mesmo.
Personalização
Essa estratégia permite que as ações sejam segmentadas e direcionadas para as necessidades específicas de cada usuário.
Isso porque essa estratégia ajuda na comunicação personalizada e posicionamento do produto, trazendo uma abordagem interessante para o novo item a partir de uma experiência única e pessoal.
Sustentação do produto no mercado
Um bom marketing é crucial para reforçar as fases de crescimento e maturidade de um produto.
Isso porque a empresa só é capaz de manter o produto sólido por mais tempo se trabalhar bem a mensagem e estabelecer os seus diferenciais, solucionando objeções e dúvidas.
Desenvolvimento de estratégias de precificação, distribuição e design
O Marketing de Produto também auxilia na precificação, nas etapas de distribuição e até mesmo no design.
Até porque, dependendo da demanda e do que o estudo de mercado apontar, os preços podem ser ajustados e reajustados.
Além disso, é possível desenvolver peças publicitárias de divulgação que estejam coerentes com o design do produto – ação que beneficia toda a parte gráfica da publicidade.
Alinhamento das equipes de gestão de produto, marketing e vendas
Através das definições do marketing, é possível alinhar os times de produto, marketing e venda, garantindo então uma boa conexão e entrosamento entre todos.
Deste modo, todos podem contribuir para transmitir uma imagem consistente do que foi produzido.
Ciclo de vida de um produto
1º Introdução no mercado
Período compreendido desde o lançamento até o instante em que o produto finalmente encontra seu público e começa a gerar uma taxa maior de lucratividade.
Neste período, o Marketing de Produto é fundamental para gerar visibilidade e posicionar o produto na mente das pessoas.
2º Crescimento
Momento em que ocorre o aumento da demanda e das vendas bem-sucedidas. A taxa de lucro aumenta, enquanto o produto se torna comum no mercado e na visão das pessoas.
Aqui, um marketing de qualidade faz com que essa fase se estenda por mais tempo.
3º Maturidade
O produto alcança uma fase de maturidade e regularidade nas vendas. Neste momento, o índice de demanda se torna consistente, bem como as entradas de lucratividade.
4º Declínio
Há uma queda nas vendas, ao passo que a população procura outras ferramentas ou simplesmente adota uma nova postura (no consumo, na rotina ou na percepção geral de vida).
Como fazer um bom Marketing de Produto?
O segredo para fazer um bom Marketing de Produto está na análise precisa de dados para o desenvolvimento das estratégias eficientes. Para isso, são necessárias tarefas como:
- Definição de personas que garantem a percepção da empresa em relação ao mercado;
- Posicionamento de marca e envio de mensagens que atraem consumidores em potencial;
- Desenvolvimento de materiais para capacitação dos profissionais de vendas;
- Análise de dados e inteligência competitiva para uma profunda compreensão do mercado;
- Estratégia de lançamento, definição de planos de ação que descrevem detalhes de como o produto ou serviço será promovido.
Estágios do Marketing de Produto
Até o lançamento do produto, o processo do Marketing de Produto pode ser dividido nos seguintes estágios:
- Desenvolvimento de cliente: definição de mercado-alvo e compreensão de clientes em potencial, a partir do conhecimento das demandas de mercado e do perfil do consumidor;
- Definição de posicionamento: após a definição de cliente, é importante listar para quem é o produto, o que esse produto faz, quais são os diferenciais do produto em relação ao que já existe no mercado;
- Divulgação interna do posicionamento e das mensagens: cabe ao Marketing de Produto garantir que todos os profissionais envolvidos na empresa saibam de cada detalhe sobre ele;
- Criação de um plano de lançamento: estágio essencial para um lançamento bem sucedido, o plano de lançamento está associado a diferentes áreas da empresa – como a equipe de vendas e de atendimento, por exemplo;
- Criação de conteúdo de lançamento: estágio de criação de peças publicitárias e de outros conteúdos que serão divulgados, como textos de blog e páginas do site;
- Preparação da equipe: é importante garantir que todas as áreas da empresas estejam preparadas antes do lançamento do produto. No caso do atendimento, por exemplo, ter acesso aos conhecimentos necessários para dar suporte ao cliente é essencial;
- Lançamento: eis o momento mais decisivo para os profissionais de Marketing de Produto. Isso porque este é o momento em que os clientes começam a chegar e que o profissional precisa estar ligado no comportamento e nas ações da empresa.
- Análise de resultados: após o lançamento, é importante ficar atento aos resultados e principalmente aos feedbacks dos clientes. Além disso, observar as mudanças do mercado e as necessidades de adequação do produto também é parte vital do processo.
5 dicas para uma estratégia de Marketing de Produto de sucesso
1 – Defina bem o público alvo
O primeiro passo para lançar um produto de maneira assertiva é saber exatamente para que produto é destinado.
Para isso, é essencial definir seu público-alvo e criar uma persona, visando entender as necessidades das pessoas para, então, oferecer o produto como a melhor solução.
2 – Destaque os diferenciais do produto
O que torna o seu produto tão importante?
Destacar os diferenciais daquilo que está sendo ofertado é fundamental para convencer o cliente de que o produto é exatamente aquilo que ele precisa.
3 – Encontre a melhor estratégia de divulgação
A palavra-chave para o lançamento de um produto é notoriedade.
É por isso que o Marketing de Produto deve ter uma estratégia de comunicação bem definida. Por isso, para o lançamento de um novo produto, vale utilizar alguns recursos como:
Redes Sociais
Utilize toda a força das redes sociais da sua marca para gerar expectativa no período antes do lançamento. Grandes marcas como Apple, por exemplo, costumam divulgar datas de lançamentos, principais características e outros detalhes que geram interesse dos fãs da marca.
Hotsites
Os hotsites são “microsites” criados para uma finalidade específica. Eles são desenvolvidos de maneira pontual – geralmente para divulgação de eventos, de produtos ou de serviços. Criando um hotsite é possível apresentar o produto e, até mesmo, criar um campo de cadastro para captura de leads.
4 – Tenha um atendimento estruturado
Tanto no pré-venda quanto nos pós-venda, a equipe de atendimento precisa estar altamente preparada para lidar com as dúvidas e com as solicitações dos clientes.
Além disso, o lançamento do produto pode aumentar as demandas de atendimento.
Por isso, vale a pena definir estratégias para garantir um relacionamento eficiente com os clientes.
5 – Ouça seus clientes
Por fim, para garantir o sucesso de seus produtos não só no lançamento, mas durante toda a existência dele, é importante escutar os clientes e receber feedbacks.
Deste modo, é possível melhorar os produtos ou serviços constantemente.
Conclusão
Como você pode ver, o Marketing de Produto é essencial para um ponto importante de venda que a maioria das outras vertentes de marketing não possuem: a geração de demanda para o produto.
Afinal, os clientes já existem e estão por todo o canto. Entretanto, ainda é preciso fazer com que eles tenham consciência da existência do produto e desenvolvam um interesse, desejo ou necessidade por ele.
Mas com um trabalho bem executado, você pode conquistar a preferência do consumidor desde o lançamento, criando assim um ciclo de vida prolongado.