Segundo estudo da Worldpay from FIS, o Mercado de E-commerce deve crescer 57% no Brasil até 2024. Entenda o porquê dessa transformação e veja ainda como aproveitar a oportunidade.
Você sabia que o celular já é o canal de comércio eletrônico que cresce mais rápido no Brasil? Entenda todo esse novo cenário do mercado e veja ainda como aproveitar essa nova onda para beneficiar o seu negócio.
O estudo recente “The Global Payments Report 2021”, conduzido pela Worldpay from FIS, aponta que o mercado digital do Brasil cresceu 22% em 2020, e deve crescer ainda 12% ao ano até 2024.
Fato que só nos mostra como a pandemia mudou o comportamento dos consumidores e também a maneira como realizam suas compras atualmente.
Este mesmo estudo aponta ainda que, em 41 países, incluindo a América Latina, as principais tendências em pagamentos e e-commerce mapeadas foram aceleradas em função da pandemia.
Fato que impulsionou o crescimento do comércio digital em países como o Brasil – que hoje hospeda o maior mercado de e-commerce na região e ainda deve crescer 57% até 2021.
Veja ainda outros dados importantes deste estudo:
- Métodos de pagamento como cartões de crédito (43%) e carteiras digitais (17%) foram os mais utilizados em 2020.
- O Mobile é o canal que cresceu mais rápido no Brasil.
- Vendas realizadas pelo desktop (PC) estão crescendo 6% ao ano no mesmo período.
Como você pode ver, todas as direções apontam para que, em breve, o e-commerce se torne o principal canal de vendas no mundo (bem, isso se já não for).
“Estamos entrando rapidamente na próxima fase do comércio digital, que visa possibilitar novas camadas de valor e conveniência para os consumidores on-line ou nas lojas”
Juan D”Antiochia, Gerente Geral da Worldpay from FIS.
E-commerce como nova tendência para os negócios
Hoje, qualquer pessoa pode realizar compras através do celular, de onde estiver e na hora que lhe for mais conveniente.
Inclusive, a compra via smartphone impulsionou o crescimento do e-commerce no país, que deve crescer 17% ao ano nos próximos 4 anos.
O executivo da Worldpay From FIS ainda aponta que:
“À medida que a adoção de dispositivos móveis continua a crescer em todo o Brasil, o uso de carteiras digitais em todos os canais e no mercado de comércio eletrônico continuará crescendo em taxas aceleradas. Comerciantes que não investem na habilitação de novos modos de pagamentos digitais correm o risco de ficar para trás”.
Ou seja, já não restam dúvidas que a comodidade no processo de compra oferecida pelo e-commerce é um fator mais do que relevante para o consumidor.
Pagamento nos pontos de venda
Outro importante fator que também está passando por mudanças é o meio de pagamento.
Nos próprios pontos de venda, embora o dinheiro ainda seja a principal forma de pagamento, até 2024 os cartões de crédito já devem ganhar esse posto – à media que a inclusão financeira cresce no Brasil.
O estudo prevê que o dinheiro cairá 9% ao ano nos próximos quatros anos, enquanto as carteiras digitais ganham o mundo, crescendo 24% ao ano durante este mesmo período.
O que, indiretamente, favorece o crescimento do e-commerce – principalmente devido às facilidades oferecidas nos meios de pagamento.
É certo que a comodidade que o e-commerce oferece é um fator bastante relevante para o seu impulsionamento.
Entretanto, este não é o único fator positivo para a modalidade.
Vantagens do E-commerce
Outra característica que atrai bastante o consumidor está nos preços, que costumam ser mais baratos do que em uma loja física.
Até porque, por não ter custos com aluguel, salário ou comissão de vendedores, fica muito mais fácil para as empresas oferecerem preços competitivos.
Além disso, de acordo com uma pesquisa realizada pela Global Online Consumer Report (2017), há 3 vantagens apontadas pelos consumidores como as mais importantes (e atrativas)
- Possibilidade de compra a qualquer hora (conveniência);
- Comparação de preços (preço);
- Melhores preços (preço).
Entretanto, questões como segurança e tempo de espera na entrega devem ser muito bem trabalhados, pois são os maiores responsáveis por repelir os consumidores.
A boa notícia é que existem estratégias capazes de solucionar esses empecilhos, que podem, inclusive, ser implementadas desde a estruturação do seu e-commerce.
Veja a seguir como você pode criar seu e-commerce de forma prática.
Como criar um e-commerce em 5 passos
1 – Criando o seu site
Hoje em dia, para criar um e-commerce você pode optar por uma plataforma ou criar uma loja virtual a partir de um CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo).
Independente da sua escolha, o ponto mais importante aqui é ter um e-commerce atraente e funcional.
Ou seja, é indispensável garantir que o seu cliente consiga encontrar o que desej facilmente, através de uma boa organização e categorização dos seus produtos.
2 – Escolhendo um servidor
Este é um ponto que vai te prevenir de encarar problemas técnicos em sua loja virtual que podem afastar os consumidores, tais como:
- Lentidão no carregamento de páginas;
- Site que cai quando muitas pessoas acessam ao mesmo tempo.
3 – Planejando o sistema de cobrança
Considerado o calcanhar de Aquiles de todo e-commerce, o sistema de cobrança precisa ser extremamente seguro.
Aqui, você pode optar por:
- Criar um sistema direto, onde o caixa fica dentro do próprio site do e-commerce
- Usar um meio indireto de pagamento, onde o caixa é subaquirente – ou seja, uma terceira parte, como o PagSeguro ou o PayPal.
4 – Fazendo a gestão de estoque e logística de entrega
Aqui estão os verdadeiros pontos críticos de um e-commerce: a gestão de estoque e logística.
Para ter sucesso, é preciso saber estimar bem a demanda dos produtos, evitando assim que estes fiquem em falta e causem “vendas perdidas”.
O excesso de produtos também pode gerar problemas, como o “encalhe”, que pode obrigar a sua loja a apelar para as promoções e ofertas para não ficar no prejuízo.
Além disso, é preciso contar também com boas opções de transporte, que devem ser adequados ao tipo de produto que está sendo despachado e o grau de urgência dos clientes.
5 – Organizando o atendimento ao cliente
Por fim, é essencial ter canais para a comunicação com os clientes, para receber os valiosos feedbacks.
Este ponto faz toda a diferença para a reputação da loja virtual, que pode ter a imagem prejudicada em caso de falhas não corrigidas no processo de venda.
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