Ao realizar uma pesquisa no Google, por exemplo, muito provavelmente você já viu que os primeiros resultados que aparecem, na maioria das vezes, se tratam de anúncios pagos. Só então, um pouco mais abaixo, aparecem os resultados orgânicos oferecidos pelos algoritmos do Google.
Essa é a forma mais comum atualmente de usar os tais links patrocinados, mas não é a única. Neste artigo iremos desvendar os segredos dos links patrocinados e o porquê que eles são tão importantes para a sua estratégia de marketing.
Links Patrocinados
Os links patrocinados são então, como vimos acima, anúncios pagos pelas empresas para que a plataforma exiba seus anúncios para o seu público de interesse nas redes sociais, ou de acordo com a pesquisa e/ou palavras chave em buscas através do Google.
O investimento nesse tipo de publicidade está crescendo de forma considerável e tem sido uma estratégia cada vez mais utilizada por empresas de diversos portes e segmentos.
Onde anunciar e qual é o melhor canal?
Já sabemos que os links patrocinados são muito importantes para qualquer estratégia de marketing e que existem diversas formas de anunciar e canais para veiculação de seu anúncio. Mas como isso funciona? E qual é o melhor dentre essas opções?
Como já citamos, existe a possibilidade de anunciarmos em mecanismos de busca para que seu anúncio seja exibido quando o potencial comprador pesquisar pela palavra chave que você designou ou nas redes sociais em que o seu anúncio será exibido para o seu público alvo definido previamente.
Para cada maneira, existe uma ferramenta específica:
Google Ads
O Google Ads é, de longe, a mais comum e mais utilizada ferramenta para a criação e definição de campanhas de links patrocinados.
Sua primeira versão foi lançada em 2000 e, desde então, a plataforma lidera o mercado quando o assunto é links e anúncios patrocinados.
Como o Google é a principal ferramenta de busca da internet, as empresas precisam estar presentes nele para chegarem até os seus clientes, por isso, a ferramenta de anúncios da Google é tão amplamente utilizada.
Mas quais são as opções de anúncios dentro do Google Ads?
No Google Ads, não será o Google quem irá definir os parâmetros de sua campanha e sim o próprio anunciante. A plataforma oferece diversas opções para os seus anunciantes, vamos detalhar cada uma delas abaixo:
Rede de pesquisa: a rede de pesquisa é a opção mais comumente utilizada no Google Ads. Os anúncios são exibidos nos resultados de acordo com as palavras chave inseridas pelos usuários no campo de pesquisa do buscador. Eles normalmente ficam em destaque no início ou no fim da página com uma sinalização de que se trata de uma mídia paga. Além da exibição durante a pesquisa no próprio Google, os anúncios também podem ser exibidos em um grupo de sites parceiros relacionados a sua pesquisa.
Rede display: diferentemente da rede de pesquisa, a de display normalmente trabalha com imagens e gifs e alguns outros formatos de anúncios. Na rede de display também é possível segmentar campanhas para exibir os seus anúncios em contextos específicos e essa rede pode alcançar mais de 90% dos usuários da internet em todo o mundo. Nela os anúncios são realizados em portais, blogs e na infinidade de sites que o buscador do Google conseguir alcançar que são relacionados a sua pesquisa.
YouTube: o Youtube é uma das mais populares plataformas de vídeos da internet. Os anúncios são exibidos antes, durante e depois dos vídeos. Nessa modalidade, é possível segmentar o público-alvo de acordo com a idade, local, pelos interesses e vários outros critérios. Ultimamente, com o sucesso do Youtube, esses anúncios têm ganhado mais visibilidade.
Shopping: o Google possui uma seção de compras em seu buscador. Os anúncios que são feitos nessa categoria são exibidos na seção Shopping do Google.
Aplicativos: na categoria de aplicativos, os anúncios são feitos em apps que são disponibilizados nas plataformas de download e instalados em smartphones.
Facebook Ads
Você certamente já viu algum post no Facebook com subtítulos cinzas embaixo do post dizendo “patrocinado”, não é? Essas publicações são realizadas pelo Facebook Ads que os segmenta de acordo com variáveis como interesse, idade, gênero e alguns outros fatores que podem ser alterados dentro da própria plataforma. O facebook atualmente é a maior rede social do mundo e é imprescindível que as empresas marquem presença por lá.
A ferramenta oferece diversos formatos e segmentações, focadas em diferentes objetivos de negócio, como por exemplo: obter curtidas na página, gerar leads, reconhecimento de marca e conversões.
Instagram Ads
O Instagram Ads nos permite veicular anúncios tanto no feed quanto nos stories da rede social. Os anúncios podem ser em formatos variados. Tanto fotos, vídeos e conteúdos em carrossel com sequências de fotos e vídeos são permitidos. Normalmente, essa modalidade de exposição é utilizada para gerar cliques, conversões, visualizações e até instalações de aplicativos.
O Instagram é uma das redes sociais em que as pessoas “gastam” mais tempo e que há uma maior possibilidade de engajamento com os usuários. Os anúncios por lá trazem visibilidade, atração e reconhecimento de marca para a empresa anunciante. Os vídeos curtos, fotos e imagens são ótimas ferramentas para prender a atenção e educar os consumidores.
Conclusão
Vimos os vários tipos de anúncios patrocinados e a função de cada um deles, mas qual eu devo utilizar em minha campanha? Qual trará o melhor resultado para o meu negócio?
Não podemos bater o martelo nessa questão. O ideal é analisar caso a caso e, se possível, fazer uma estratégia conjunta entre os vários links patrocinados disponíveis na internet hoje. A maioria das empresas e departamentos de marketing utilizam as duas estratégias: Google Ads e também os links patrocinados em redes sociais. Mas a verdade é que a proporção de receita para cada tipo de anúncio pode variar bastante entre os segmentos empresariais, os tipos de produtos, de personas e campanhas que são desenvolvidas.
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