Perdeu o emprego por causa da pandemia? Está em busca de uma nova oportunidade de adquirir uma renda? Através desses 6 passos você pode começar seu próprio negócio hoje!
A crise gera oportunidades!
Você já deve ter lido essa frase em algum lugar, mas talvez não se imaginou como a pessoa ideal para aproveitar essas oportunidades, certo? Bom, através desse artigo viemos te mostrar que é mais simples do que parece criar as chances do mercado e começar a pagar suas contas com a renda do seu próprio negócio.
Como montar meu negócio online do zero
Pode parecer um bicho de 7 cabeças, mas como nos filmes, esse bicho sempre acaba sendo derrotado pelo herói que teve a iniciativa de enfrentá-lo. E de acordo com pesquisa feita pela Global Entrepreneurship Monitor – GEM, o brasileiro nunca teve vocação maior para tal ato heróico como nesse ano de 2020. A previsão é que nesse ano de pandemia, cerca de 25% da população adulta no país esteja envolvida na abertura de um novo negócio.
Hoje, vamos transformar você nesse herói, pois através dessas dicas você vai transformar o sonho de ser dono do próprio negócio em realidade. A seguir você verá o passo a passo para iniciar o seu próprio empreendimento sem a necessidade de um alto investimento inicial ou o enfrentamento de qualquer burocracia, através do maior e mais acessível meio de comunicação do século XXI: a internet.
6 passos para criar o meu negócio próprio negócio online
Passo 1 – Defina onde você vai vender seu peixe
Não que esse seja o seu negócio (ou até mesmo se for), a questão é que você precisa definir aonde você vai atuar. Ou seja, qual será o seu Nicho de Mercado.
Nessa hora, é importante dar preferência ao seu gosto, ao invés de pensar somente no lucro. Afinal, trabalhar para si mesmo também significa ter que trabalhar muitas vezes mais do que o de costume.
Logo, estar envolvido com algo que goste ( artesanato, confeitaria, jardinagem, marcenaria, tecnologia, etc ) deixa o trabalho mais motivador e satisfatório. Sem contar que é uma chance e tanto de viver com o que você gosta de fazer, com o que você tem mais afinidade.
Passo 2 – Planeje seus gastos
Apesar da internet ser uma opção muito mais simples e barata do que algo físico, é preciso entender que todo empreendimento envolve algum tipo de gasto, e por isso você precisa de planejamento.
Liste todos os possíveis gastos que você terá ao trabalhar com o seu produto: fabricação, matéria-prima, ferramentas.
Prepare-se também para imprevistos financeiros, pois as coisas podem não sair tão bem como se imagina. Crie uma reserva com o que você tiver de dinheiro, ou se preciso procure um empréstimo junto ao seu banco.
Passo 3 – Faça uma pesquisa de mercado
Para começar o seu próprio negócio e lançar o seu produto ou serviço no mercado, você precisa saber como andam as coisas por lá.
Busque saber como está a demanda para o nicho que você definiu: o que está em alta, em baixa ou o que ainda nem foi cogitado de se fazer.
Pesquise em blogs, sites e fóruns se o seu produto não está saturado, ou até se há uma nova tendência que se encaixe com o seu perfil de negócio.
O estudo da concorrência é um método fundamental para se obter sucesso, pois através disso você pode identificar forças e fraquezas de outros negócios e também do seu, além de poder também aproveitar potenciais oportunidades através desse estudo.
Passo 4 – Conheça o seu público
Após saber onde você está pisando e por qual caminho você pode seguir em busca do sucesso, está na hora de você conhecer a pessoa que vai te ajudar – e muito – nessa jornada: o seu consumidor.
Você precisa refletir sobre como o seu produto vai ajudar a vida das pessoas. Como que ele vai responder às necessidades, dores e resistências do seu cliente.
Para isso, a pesquisa do seu público-alvo ainda não é o suficiente para saber quem é o seu consumidor. Você precisará criar seu cliente ideal, ou seja, criar a sua persona. Através dela, você poderá conhecer os comportamentos, gostos pessoais, estilo de vida, valores e outras informações igualmente preciosas.
Quando você conhece tudo isso sobre a pessoa, fica mais fácil de se comunicar com ela. É basicamente um laço de amizade que você está construindo, entre o seu negócio e o seu cliente.
Passo 5 – Trace suas estratégias de marketing
Agora que já está tudo pronto para o lançamento do seu produto, vamos ao passo seguinte: como divulgar o seu produto online.
Aqui, você precisa encontrar as melhores estratégias para divulgar o seu produto para a sua persona ( o seu cliente ideal ). E o lugar com as melhores ferramentas para isso está no Marketing Digital.
Através dele você pode criar o seu site, blog e perfis nas redes sociais. Pode também trabalhar com e-mail marketing e anúncios pagos. Há diversas opções, e para saber o que fazer é hora de recorrer às informações que você adquiriu no começo desse processo: na definição de nicho e na criação da sua persona.
Caso o seu cliente ideal seja, por exemplo, uma mulher adulta que gosta de plantinhas para a casa e consome diariamente vídeos e dicas de cuidados com os mais variados tipos de plantas, você precisa identificar os meios para chegar nela e apresentar o seu produto.
Nesse caso, criar um blog com dicas e curiosidades sobre jardinagem, um canal no YouTube para divulgação de vídeos com o mesmo teor de conteúdo, além de perfis em redes sociais como o Instagram e Facebook para engajamento e interação seriam boas opções de se aproximar da sua persona.
Passo 6 – Leve seu relacionamento com o negócio a sério
Uma relação não pode ser sustentada por mentiras, ausências e principalmente, descaso. E assim como na vida, nos negócios você precisa se dedicar de corpo e alma ao seu compromisso.
O seu negócio vai te pedir dedicação, esforço e também paciência ( principalmente no começo ). Apesar da facilidade de abrir seu empreendimento na internet, não significa que você vai fazer dinheiro do dia para a noite.
Problemas podem surgir na produção, venda ou divulgação do seu produto, mas isso não pode te impedir de continuar em frente. Acredite de verdade naquilo que faz, no que o seu produto pode fazer pelas pessoas, e então o sucesso não vai demorar a vir.
Saiba lidar com os erros e investir nos acertos. Escute os seus clientes, o que eles apontam de positivo e negativo na sua marca, e mantenha uma relação aberta e sincera com eles. Pois assim, você transformará esses mesmos clientes em defensores fiéis da sua marca.
Seguindo esses passos, você pode começar seu negócio agora mesmo!
Mas caso precise de uma mãozinha para dar esse passo importante, conte conosco e fale um pouco mais sobre seu projeto.
Você pode ter uma sessão estratégica gratuita com um dos nossos consultores clique no link abaixo que entraremos em contato:
>>SESSÃO ESTRATÉGICA GRATUITA<<
Abraço da Equipe Xpbox!
Ps: Ficou curioso para saber como trabalhamos? Conheça alguns dos nossos cases clicando aqui.