Sua loja mesmo tendo presença online não está conseguindo vender? Conheça os 3 componentes da fórmula que muitos negócios estão adotando para otimizar suas vendas pela internet. Conheça ainda a dica bônus.
A cada dia mais pessoas estão investindo em vendas online e no empreendedorismo digital.
Isso porque além de ser um tipo de empreendimento mais simples, que exige um investimento inicial menor e que pode se expandir rapidamente a partir dos esforços certos, o fator pandemia também obrigou muitos comércios a buscarem outros meios de otimizar suas vendas.
Segundo levantamento da ABComm, desde o começo da medida de isolação social que fechou o comércio, a média mensal de abertura de negócios online subiu de 10 mil para 50 mil.
Com um cenário desses, você deve estar imaginando o tamanho da concorrência online que o seu negócio está enfrentando atualmente, e até se é devido a esse crescimento de negócios online que está deixando suas vendas estagnadas hoje.
A questão é que você deve saber usar a internet a favor do seu negócio. Mas primeiro, vamos entender os motivos podem levar o seu negócio online a não vender.
Por que minha loja online não vende?
O aumento do mercado online apresenta uma característica triste, mas comum: a presença de negócios virtuais que não vendem.
Segundo levantamento do SEBRAE, aproximadamente 60% das lojas online abertas no Brasil fecham as portas em menos de 1 ano. Fatores como falta de investimento, planejamento incorreto e desinformação são comuns, até em negócios físicos, mas esses 2 especificamente podem levar o seu negócio online a não vender:
- Tráfego de usuários insuficiente.
A maioria dos donos de negócios online pensam em vender mais e não pensam em gerar mais tráfego, sendo que um é proporcional ao outro. Ou seja, quanto mais pessoas visitarem sua página, mais vendas você pode gerar.
- Falta de investimento em Marketing Digital
O maior problema de lojistas pequenos e médios é o pensamento de que marketing é custo. Logo, nos projetos de loja deixam de lado o que deveria ser o seu principal investimento.
A internet hoje, mais do que nunca, é área de atuação vital para diversas lojas e principalmente novos empreendimentos que procuram seu lugar ao sol. Ambiente ideal para o uso dos avanços tecnológicos que permitem otimizar as vendas de qualquer negócio, desde que bem usados.
Afinal, com tantos negócios surgindo a cada dia, o consumidor tem cada vez mais opções de compra. Por esse motivo, você precisa saber como posicionar a sua loja com destaque nesse mar de informações diárias. E mais do que isso, é fundamental facilitar o caminho para esse consumidor chegar até o seu espaço virtual.
Então preste atenção, pois a partir daqui você vai aprender como otimizar as suas vendas online através de 3 dicas de ouro. Chegou a hora de voltar a vender!
Aqui estão 3 coisas para começar a fazer hoje e otimizar as suas vendas pela internet hoje.
1 . Otimizar o tráfego do seu site
Se você tem dificuldade em atrair visitantes para o seu site, e mesmo quando consegue, seu índice de conversão é muito baixo, esses são os recursos que vão te ajudar a aumentar o tráfego do seu site, e consequentemente, otimizar as vendas do seu negócio online.
- Conheça sua audiência
Para aumentar as visitas no seu site, você precisa primeiro saber quem é que vai acessar o seu site, e também como essas pessoas se comportam. A partir desse conhecimento, você pode montar uma estratégia para direcionar os conteúdos com mais prioridade, escritos de acordo com a linguagem que o seu público fala.
- Use o Google como arma
Se você quer mais visitas, você precisa ser encontrado pela principal ferramenta de pesquisa da internet. Para isso, você deve focar em SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para Motores de Busca).
Trabalhe na otimização de textos e conteúdos do seu site para que eles sejam encontrados e recomendados mais facilmente pelos motores de busca.
Pense como um consumidor, em como ele procuraria na internet a solução que você vende.
O Google é muito importante para otimizar as vendas do seu negócio online, e no próximo tópico você vai entender como ele funciona quando o assunto é conteúdo.
2 . Gerar Conteúdos Relevantes
Por isso, grande parte da sua estratégia para criar conteúdo de qualidade e assim gerar tráfego no seu site, deve focar no planejamento, desenvolvimento e publicação de artigos.
Para gerar conteúdo de qualidade, você vai precisar criar um blog. É através dele que você pode abordar com mais profundidade temas que sejam relevantes para o público do seu site – aquele que você mapeou na primeira dica deste artigo.
Para saber o que escrever e como melhorar cada vez mais seus artigos, adote práticas como:
- Focar em um Nicho
Não tente agradar todo mundo, pois isso é quase impossível. Escolha um nicho de atuação ou de mercado e como a escrever pensando somente nele. Pense em hobbies ou hábitos desse público que você também se identifique, que aí já é meio caminho andado.
- Priorizar ideias originais
Não há nada de mal em abordar temas já comentados em outros blogs. Entretanto, falar mais do mesmo não vai acrescentar muito ao seu público. Ser original é se diferenciar daquilo tudo que já foi feito. Apesar de ser mais difícil essa abordagem, procure sempre abordar o seu próprio ponto de vista sobre qualquer assunto, acrescentando novidades.
- Estruturar, escrever, editar e publicar
Construa um esboço com as ideias iniciais sobre aquilo que você vai escrever. Procure palavras-chave e termos que estão em alta e aplique no seu texto. Estruture suas ideias, conectando uma com a outra em uma sequência lógica. Use frases curtas e parágrafos menores. Depois do primeiro rascunho, edite e reescreva. Publique.
- Usar multimídia
Acrescente ao seu texto imagens e vídeos que ajudem a complementar as ideias dos parágrafos, quebrando assim sequências de bloco de texto e vídeos. Pense em melhorar a experiência de quem está lendo.
Além de artigos bem estruturados e assuntos atraentes, um fator chave precisa ser levado em conta: os buscadores, onde o seu público irá te encontrar.
Para seu conteúdo ser considerado relevante para o seu público, primeiro ele precisa ser relevante para o Google.
Como citamos antes, seu cliente vai te procurar nos buscadores online, e para você ser encontrado naturalmente no Google e assim aumentar o tráfego no seu site ou blog, você precisa otimizar os seus texto para SEO.
Veja agora como aplicar a técnica de SEO nos seus conteúdos:
- Escolher Palavras-chave e distribua bem
Defina para quais palavras-chave seu conteúdo vai ranquear no Google. Opte por termos mais específicos sobre o seu nicho, e que tenham maior volume de busca e baixa dificuldade de competição. Assim, você tem mais chances de aparecer nos buscadores.
Após selecionar, distribua esses termos em locais estratégicos do seu texto, como no título, no começo da introdução, na meta-descrição e em algumas linhas do conteúdo. Assim, facilita o rastreamento do seu artigo.
- Otimize imagens e URL
Para que os motores de busca encontrem o seu conteúdo através de imagens, você precisa nomear os arquivos de imagem usados nos seus posts, separando as palavras-chave por traços.
Busque também deixar a URL do conteúdo do seu blog o mais simples possível, para ela então ser melhor recomendada para os leitores.
3 . Interagir com o seu Público
Estabelecer um relacionamento mais próximo e manter uma comunicação efetiva com o seu público é chave essencial para alavancar os seus negócios e fidelizar o consumidor.
Afinal, é por meio desse relacionamento que diversas empresas conseguem entender o que o cliente necessita, e assim, aprimorar os seus produtos e serviços.
E para criar essa interação e ficar ainda mais próximo do seu cliente, a ferramenta a seguir é indispensável para o seu negócio online
- Redes Sociais
Atualmente, elas são responsáveis pela grande parte da geração de tráfego para qualquer projeto que esteja querendo se destacar na internet. Por isso, você precisa ter uma página dedicada ao seu blog ou site em cada uma das principais redes sociais, como:
- Youtube
Através delas, você pode espalhar os seus conteúdos pela internet, visando aumentar o tráfego no seu site.
Lembre-se apenas de usar a técnica adequada para cada tipo de rede.
Outro forma de fortalecer a sua interação e comunicação com o público está em uma técnica poderosíssima de conversão em vendas: o Omnichannel
- Omnichannel
Ser omnichannel é estar presente em todos os lugares que o cliente estiver disposto a acessar a sua marca. Mas principalmente, é garantir que as informações que circulam nesses canais estejam reunidas em um só lugar, para dar mais agilidade e precisão ao seu time na hora de resolver a dor ou atender a vontade do seu cliente.
Essa técnica abre o caminho para a nossa dica bônus!
Dica Bônus: Melhore a experiência do cliente.
Em tempo de incertezas econômicas, é vital para qualquer negócio a aplicação de estratégias voltadas para melhorar a experiência do cliente. Pois esse fator pode trazer resultados impressionantes.
Quando um consumidor tem uma experiência única com o seu produto, que atendeu às suas necessidades, expectativas e emoções, a tendência desse mesmo consumidor é voltar a comprar o seu produto e, principalmente, indicar a sua marca a amigos e familiares.
Afinal, a experiência mostra as percepções do cliente em relação a sua marca, com base no contato físico (online e offline), nas interações realizadas, no processo de compra e também no pós-venda.
Um atendimento de excelência ajuda a sua empresa a otimizar as vendas, fidelizar o cliente, aumentar o seu faturamento e ainda por cima valorizar a sua marca.
Mas quando falamos em “experiência do cliente”, o que de fato estamos querendo dizer?
A experiência do cliente, de uma forma literal, é a percepção física, emocional e racional que os consumidores têm de determinada empresa. Essa percepção é construída a partir dos pontos de contato que esses consumidores têm com a marca, como:
- Loja física
- Site
- Redes sociais
- Telefone
- Suporte
Quando a percepção é positiva, é mais fácil fidelizar esses consumidores, por estarem mais confiantes na marca, ou até indicando a marca para outras pessoas.
Mas como posso melhorar a experiência do meu cliente?
Para oferecer uma boa experiência aos seus clientes, você precisa construir uma estrutura de comunicação eficiente. Para isso, adote o uso de práticas como:
- NPS
O Net Promoter score, on Índice Líquido do Promotor, é uma classificação do nível de lealdade do cliente, que leva em consideração a maneira como cada pessoa recomenda a sua empresa a familiares e amigos.
Por isso, é importante criar um plano de ação para ter o menor número possível de clientes detratores (link) e aumentar o número de promotores.
- CRM
O (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente) ajuda a entender e encontrar falhas, bem como buscar melhorias para a experiência do consumidor com a sua marca.
Uma de suas principais funções é automatizar processos de acordo com a ação realizada pelo cliente, guiando-o assim pela jornada de compra para oferecer o seu produto na hora que ele estiver pronto.
- Jornada do cliente
É fundamental construir a jornada dele no seu negócio. Assim, é possível mapear como os contatos do consumidor com a sua marca acontecem e descobrir quais são as possíveis falhas operacionais.
- Aposte em programas de fidelização
Investir em programas de fidelização são práticas de pós-venda. Ou seja, são formas de continuar cuidando do cliente mesmo após a conversão, e assim estimulá-lo a continuar comprando de você.
Conclusão
Como você pode ver, a internet dispõe de diversos detalhes e truques para divulgar diferentes produtos e negócios. O que não falta são ferramentas capazes de otimizar as suas vendas online.
É tudo uma questão de presença digital. E sobre isso, a XpBox pode te ajudar!
Para acompanhar dicas diárias sobre estratégia digital, basta nos seguir nas Redes Sociais.
Mas se você quer começar a potencializar os resultados do seu negócio, comece acessando a nossa Sessão de Estratégia Gratuita!
Você também pode se interessar por:
Comece seu próprio negócio online hoje, através de 6 passos práticos.
Qual é a diferença entre campanhas patrocinadas no Google e nas mídias sociais?