Conheça 9 perfis de clientes do seu e-commerce mais comuns e veja como atender cada um deles do melhor jeito.
Para gerar uma experiência melhor e aumentar as chances de conversão das suas estratégias, é preciso conhecer seu público. Pensando nisso, listamos aqui 9 perfis de clientes do seu e-commerce mais comuns.
Em um mercado que a cada dia fica mais competitivo, algumas informações tem poder o suficiente para fazer toda a diferença na sua estratégia de vendas.
E sem dúvidas, as mais poderosas são relacionadas ao seu público alvo (ou persona).
Isso porque saber reconhecer comportamentos de acordo com perfis é um dos melhores métodos para aumentar as vendas de qualidade e fidelizar consumidores.
Pensando nisso, listamos neste artigo os perfis de clientes mais comuns do seu e-commerce.
A importância de entender os perfis de clientes e-commerce
O principal fator a se levar em conta é o crescimento exponencial do e-commerce neste período de pandemia.
Isso porque, com o aumento da conversão e criação de lojas virtuais, a disputa pela atenção do consumidor está cada vez maior.
Sendo assim, tornou-se ainda mais necessário conhecer bem os seus perfis de clientes, os seus desejos, dificuldades e dores.
Logo, compreender hábitos de consumo, passatempos e outras características individuais é um poderoso diferencial para conseguir atrair ainda mais a atenção desses clientes para o seu negócio.
Mas o mais importante é que, ao identificar e negociar de acordo com os hábitos de consumo de cada perfil, você aumenta consideravelmente as chances de conversão.
Pensando nisso, listamos abaixo os 9 perfis de clientes mais comuns do seu e-commerce.
Confira!
9 Perfis de clientes mais comuns no seu e-commerce
1 – O Negociador
Ele está sempre atrás das melhores condições de compra, comparando preços em diferentes lojas.
Gosta de debater, raciocinar e se informar muito bem sobre o produto, além de observar a qualidade e relação custo-benefício.
Por isso, para lidar com ele é preciso ser seguro e demonstrar conhecimento nas interações durante o atendimento, principalmente em caso de dúvidas e problemas.
Neste caso, o site da sua loja deve apresentar de forma clara como os benefícios do produto justificam seu preço.
2 – O Impulsivo
Clientes impulsivos não são de olhar ou buscar muitas informações no site a respeito do produto.
As informações da descrição já são o suficiente para a sua tomada de decisão.
Por isso, nesse caso, é fundamental que o seu site apresente as descrições claras e bem estruturadas do produto.
Com isso, você consegue incentivar a conversão, ajudando o consumidor a tomar uma decisão rápida.
Entretanto, é importante ressaltar que, em caso de informações rasas, o cliente pode acabar comprando por impulso um produto que não era de fato o que ele procurava.
Esse erro é o suficiente para gerar reclamações e desconfiança da marca.
3 – Apressado
O que ele precisa é de rapidez e agilidade para realizar a compra ou tirar dúvidas antes de tomar a decisão.
Qualquer demora na passagem de informações faz com que ele desista da compra facilmente.
Por isso, ao identificar este perfil, o atendente deve ser objetivo e claro em suas respostas, sem desviar o foco da conversa.
4 – Indeciso
Já esse, ainda vai dar muitas voltas antes de finalizar a compra com você, pois apesar de saber o que quer, não toma a decisão tão facilmente.
Ele gosta de analisar e comparar preços, qualidade, descontos, prazo de entrega e formas de pagamento em diferentes plataformas.
Muitas vezes, inclusive, ele gosta de receber ajuda na tomada de decisão.
Ou seja, neste caso a loja virtual deve estar preparada para dar mais informações, seja no site, chat do e-commerce, serviço de atendimento ao consumidor ou redes sociais.
Busque apresentar o máximo de detalhes possíveis para ajudá-lo.
5 – O Oportunista
Esse perfil de cliente do seu e-commerce é o rei das falsas promessas (e nem é político,hein). Ele levanta a possibilidade de uma grande compra mas, na verdade, tem segundas intenções que não são a compra em si.
Ele pode muito bem estar procurando as melhores ofertas, comparando preços e prazos em diferentes lojas para se beneficiar em outras negociações.
Ou até, às vezes, o oportunista está tentando descobrir as suas estratégias para aplicar no e-commerce dele.
Por isso, para lidar com esse perfil, é importante que o atendente tenha cuidado com as informações que revela, além de analisar se a conversa realmente está relacionada com a compra.
6 – O Nervoso
O cliente “pavio curto” é aquele que estoura mais rápido do que balão d’água – basta encontrar uma situação mais áspera.
Exigente e irritadiço, quando algo dá errado ele logo explode, abrindo sucessivos chamados de suporte e expondo sua indignação em canais de reclamação e redes sociais da sua empresa.
Por isso, para lidar com ele é fundamental manter a calma e tentar resolver o seu problema o quanto antes.
Neste contexto, manter um bom monitoramento dos perfis da sua empresa nos sites de reclamação e demais canais de contato é importante para preservar a imagem da marca.
7 – O Tímido
Ele evita entrar em contato com a equipe de atendimento, preferindo fazer sua compra com mais autonomia.
Entretanto, por não deixar claro sua opinião sobre os produtos, torna difícil entender os motivos que o levam a abandonar os carrinhos virtuais.
Mas por outro lado, ele gosta de conhecer bem os produtos antes de comprar.
Logo, o melhor jeito de lidar com ele é dar o máximo de detalhes sobre o produto, destacando os seus diferenciais.
8 – O Crítico
Quase sempre muito vaidoso, costuma ser controlador e gosta de estar no comando durante a conversa.
Difíceis de persuadir, normalmente ficam desconfortáveis quando o atendente demonstra ter mais conhecimento do que ele sobre os assuntos.
Além disso, gostam de apontar falhas no site, no atendimento, nos produtos e onde mais encontrar.
Por isso, o atendente deve estar pronto para dar respostas educadas e ser compreensivo acima de tudo.
9 – O Simpático
Muito comunicativo e bem-humorado, com este tipo de perfil de cliente o que não vai faltar é conversa.
Por isso, é importante que o atendente saiba usar essas características a seu favor, para que a conversa não tome rumos que não levam à venda em si.
Mas não se deve esquecer jamais de aproveitar a oportunidade para retribuir a simpatia, para deixar o cliente mais à vontade.
Conclusão
Conhecer os diferentes perfis de clientes do seu e-commerce é um poderoso diferencial para alcançar o objetivo principal: conquistar e fidelizar cada vez mais clientes.
Para isso, procure saber mais sobre o seu público-alvo, através de pesquisas e análise da sua base de dados.
Conte com uma equipe de vendas bem treinada, use chatbots para otimizar o atendimento, forneça informações de qualidade e sempre se mostre disponível.
Foque na experiência oferecida em todas as etapas da jornada de compra que, desse modo, você vai garantir conversões e a conquista de clientes fiéis.
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