Clubhouse é a rede social para conversas por voz que virou assunto em todo o mundo. E aqui você vai entender tudo sobre a febre do momento.
Você provavelmente deve ter visto ou ouvido falar sobre o Clubhouse ao navegar pela internet esses dias, certo? Se sim ou se não, neste artigo você vai saber tudo sobre a nova rede social da moda.
Já pensou poder bater um papo com uma estrela da música como o Drake? Ou quem sabe com grandes nomes da tecnologia como Mark Zuckerberg, ou Elon Musk?
Pois foi o próprio Musk que ajudou (propositalmente ou não) o Clubhouse a ter picos de download, quando falou que está nessa nova rede social de conversa por voz.
Mas calma, que para poder entrar e ter essa oportunidade, você precisa primeiro receber o convite de alguém que já está lá, sabia?
Então enquanto você está no aguardo, a gente vai te ajudar a entender melhor como funciona a rede social do momento.
O que é e como surgiu o Clubhouse?
Podemos dizer que o Clubhouse é um aplicativo de rede social para bate-papo com áudio somente para convidados.
Entretanto, seu projeto é bem mais ambicioso do que essa simples definição.
Criado em março de 2020 por Rohan Seth (ex-funcionário do Google) e Paul Davidson (empresário do Vale do Silício), o app ganhou força de dezembro para cá.
O maior diferencial desta rede social é que ela não tem textão, foto ou vídeo: toda a comunicação é feita por áudio.
Uma dinâmica que parece ter vindo para suprir a nossa fadiga de conversas e conteúdos mediados pela imagem.
O Clubhouse é para todos?
Como mencionado no começo, o Clubhouse funciona apenas por convites. Ao receber o seu convite e entrar, você terá dois convites disponíveis.
Entretanto, você será responsável por quem indicar – assim como quem te indicou, está responsável por você.
Por isso é importante ficar atento aos termos de uso, para evitar um banimento duplo (seu e da pessoa que te indicou, ou seu e da pessoa que você indicou).
Como funciona?
A rede social Clubhouse funciona como salas de bate papo, onde você marca suas listas de interesses (por temas) e também faz aquela sincronização básica com sua lista de contatos de outras redes.
Mas ao contrário das outras redes, aqui você não vai ter um feed infinito de posts de outras pessoas ou empresas tentando se vender.
Nele, você encontra uma timeline com os chats que estão ocorrendo naquele momento – e que podem ser de sua preferência interesse.
- O Clubhouse não é uma rede sobre pessoas e seus egos, mas sobre comunidades e temas de interesse.
E como usuário, você pode interagir de dois modos: como ouvido e como “speaker” (ou orador).
Sendo assim, se você entrar numa sala como ouvinte e tiver vontade de falar, precisa pedir autorização para o moderador.
O que você encontra no Clubhouse?
Bate-papos sobre temas, músicas, palestras e assuntos diversos, de acordo com as suas preferências como usuário.
As salas contam com conteúdos abertos, onde qualquer pessoa pode ouvir a conversa.
O que significa que você pode muito bem ouvir e até conversar com famosos como Oprah, Drake, Ashton Kutcher e Boninho (BBB).
Já imaginou?
Você também pode criar sua própria sala, e decidir se será pública (aberta), social (por autorização) ou privada (somente quem você convidar).
Aqui está outro detalhe muito importante
No Clubhouse, todas as conversas são feitas em tempo real, não sendo possível gravar ou salvar as discussões.
Como criar uma conta?
Por enquanto, a rede social Clubhouse só está disponível para iPhone e somente com convite de entrada.
Mas os criadores já estão desenvolvendo uma versão para Android também, pois segundo eles, o objetivo ao longo de 2021 é “abrir o Clubhouse para o mundo inteiro”.
Como as marcas visualizam o Clubhouse
De acordo com especialistas, marcas podem usar a nova rede social para se aproximar do público, para prestação de serviços e , principalmente, promover debates sobre questões que afetam a sociedade.
“Essa mistura de uma linguagem mais natural, senso de comunidade e a presença de formadores de opinião interessantes foi fundamental para a explosão do Clubhouse”
Gui Rios, diretor executivo da SA365
Otimize seus resultados online
Se você deseja expandir o seu negócio no mundo digital, precisa contar com as ferramentas certas para alcançar seus objetivos.
Nós, da Xpbox, estamos a 6 anos nesse mercado, oferecendo as melhores soluções em tecnologia, marketing e inteligência de negócios online.
Entre em contato conosco, e vamos construir juntos um projeto de sucesso para a sua marca.
Veja também outros assuntos que podem ser de seu interesse:
O que é captura de lead? Entenda de uma vez por todas
Conheça as 4 principais diferenças entre Inbound e Outbound Marketing