Conheça as 4 principais diferenças entre Inbound e Outbound Marketing

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Você quer saber quais as diferenças entre Inbound e Outbound Marketing? Veja as 4 principais e descubra qual é a melhor opção para você.

Inbound e Outbound Marketing são duas formas diferentes de se trabalhar estratégias de vendas para a sua empresa. Neste artigo, você vai saber as 4 principais diferenças e entre elas.

O Inbound Marketing é um conceito que está em alta no mercado brasileiro, com seu ar de novidade e também tendência para as empresas.

E é aqui que surge a seguinte pergunta: será que vale a pena trocar a atual estratégia do seu negócio para o Inbound?

Neste novo mundo digital, o marketing tradicional já não tem mais espaço?

Bom, para responder melhor esses questionamentos, precisamos antes de tudo entender o que é Inbound Marketing e quais são suas diferenças para o marketing tradicional (também conhecido como Outbound).

Vamos nessa?

 

O que é Inbound Marketing?

Traduzido em portugues livre, Inbound Marketing significa “marketing de atração”.

Ou seja, seu principal objetivo é atrair e fidelizar clientes, despertando o interesse dele para que o mesmo venha até você.

Esse processo de atração é feito por meio da produção de conteúdos relevantes que levam até a compra do produto final.

O segredo está em conquistar o internauta, sem importuná-lo através de processos de venda invasivos.

Entretanto, é preciso primeiro saber quais são os interesses, dúvidas e desafios do seu público alvo, para então oferecer materiais/conteúdos que o ajude a resolver suas dores.

A partir daí, você pode também abrir os olhos deste visitante exatamente para a sua solução: o seu produto ou serviço.

Agora vamos entender como funciona o Outbound Marketing.

 

O que é Outbound Marketing?

Outbound Marketing, ou “marketing tradicional”, tem como principal objetivo ir atrás dos clientes ativamente, sem necessariamente gerar o interesse dele na sua marca.

Você já o conhece bem, pois esse é o tipo de marketing que cresceu bastante através das propagandas na TV, rádio, jornais, revistas, cartazes, patrocínios de eventos e outros meios mais tradicionais.

Entretanto, vale ressaltar que podemos encontrar o Outbound Marketing no meio digital também.

Quer ver como? 

Quantas vezes você foi interrompido por uma propaganda enquanto assistia a um vídeo na internet hoje?

Pois é, isso é o Outbound Marketing marcando presença também nas mídias digitais.

Isso porque, apesar de não ser utilizado para atrair e reter clientes, o outbound é usado para chegar até esses clientes.

Um jeito que, apesar de parecer incômodo a princípio, continua sendo consumido por milhares de pessoas, e continua gerando vendas para quem aposta nele.

Quer ver? Basta perguntar para o iFood se está dando certo?

iFood cresce 50% em pedidos desde março e chega a 44,6 mi de entregas mensais”

Portal terra.com.br, 09 de outubro de 2020.

Com isso, podemos concluir que você não precisa necessariamente escolher entre um e outro para usar como estratégia.

Mas para acabar com as dúvidas a respeito de cada uma delas, vamos as 4 principais diferenças entre Inbound e Outbound Marketing

 

As 4 principais diferenças entre Inbound e Outbound Marketing

1 – Comunicação

Cada uma das estratégias vai abordar o consumidor de maneiras bem diferentes.

O outbound possui uma linha de comunicação mais interruptiva, como voce pode ver frequentemente em anúncios de revistas, intervalos na TV e emails.

Já o Inbound trabalha com um contato mais indireto, através de conteúdos preparados especificamente para atrair os potenciais clientes que procurarem por você.

 

2 – Quem está procurando quem?

Esta pergunta é o divisor de águas entre o Inbound e o Outbound Marketing.

Isso porque enquanto no inbound é o cliente que vai até a empresa, no outbound é a empresa quem dá o primeiro passo.

No outbound é a própria empresa que gera lista de potenciais clientes e, seja por email, ligações ou mensagens pelo linkedin, vai atrás desses leads.

 

3 – Os custos e o ROI

Bom, se você está procurando a melhor opção em custo x benefício, saiba que a melhor opção é trabalhar ambas as estratégias de forma equilibrada.

De preferência, com um funil de vendas em Y.

Isso porque com um mesmo material e uma mesma ação, você pode se comunicar com diversos clientes em potencial e gerar oportunidades para o seu negócio.

Agora, quando nos baseamos em números, um estudo realizado pela HubSpot em 2016 aponta que os investimentos em inbound podem ser até 63% mais baratos do que em outbound.

Entretanto, apesar de ser uma estratégia mais barata, o inbound marketing possui um ROI (Retorno sobre Investimento) mais demorado.

Enquanto o outbound, mesmo pedindo um investimento maior, tende a trazer resultados mais rápidos.

 

4 – A qualidade do conteúdo

Se você acha que ou outbound não tem qualidade no conteúdo por ser interruptivo, você está enganado.

Assim como no inbound marketing, o Outbound precisa despertar no espectador o interesse de continuar na conversa (mesmo que ela tenha sido iniciada de forma intrusiva).

Por isso, independente da sua estratégia, o principal foco sempre deve ser o valor gerado para o potencial cliente.

O segredo para o sucesso da sua estratégia está na personalização das mensagens, na preocupação com a dor do seu cliente, na atenção ao que ele tem a dizer e no entendimento dos seus problemas.

 

Qual é o melhor para o meu negócio?

Como você pode ver, a aplicação do Inbound e do Outbound Marketing podem se complementar em diversas formas.

E essa é exatamente a resposta que pode te ajudar a otimizar os resultados do seu negócio.

Tudo indica que o inbound é o futuro do marketing, que vem se tornando mais relevante a cada ano, com resultados cada vez melhores.

Entretanto, o Outbound Marketing vai continuar presente em nossas rotinas.

Por isso, para ter sucesso você precisa montar uma estratégia matadora, alinhando os pontos de como cada tipo de marketing deve se comportar na rotina de trabalho e na captação de novos clientes.

 

Seu Inbound Marketing precisa das melhores ferramentas

Nós, da Xpbox Tecnologia, estamos a mais de 6 anos no mercado digital, otimizando e aprimorando ferramentas para Inbound Marketing e presença digital.

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Juntos encontraremos a melhor solução para o seu negócio hoje.

 

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