O que é captura de lead? Entenda de uma vez por todas

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Entenda o que é captura de lead e veja os 4 elementos essenciais para uma estratégia de sucesso. Descubra ainda quais canais usar.

Mesmo sem perceber, você deve ter sido abordado por pelo menos 3 estratégias de captura de leads apenas hoje. Mas se você ainda não sabe o que é isso, neste artigo vamos te ajudar a desvendar tudo sobre esse poderoso artifício de vendas.

Você pode não perceber, mas todos os dias tem alguém atrás de leads. E no artigo de hoje, você vai desvendar o que significa essa captura de lead e como você pode fazer.

No momento em que você cria ou migra o seu negócio para o mundo digital, você está atrás de mais oportunidades de venda, certo?
Afinal, hoje a internet é o lugar onde todos estão conectados diariamente, inclusive uma tonelada de potenciais clientes para o seu negócio.

No Google mesmo, tem um monte de pessoas procurando soluções para o seu dia a dia, seja em forma de produto, serviço ou conteúdo.

Sabe o que isso significa?

No momento em que você posta um anúncio ou conteúdo, um grupo de pessoas vai de alguma maneira mostrar interesse pelo seu negócio.

E é aqui que estão os seus primeiros leads.

 

Mas afinal o que é lead?

Lead é o potencial consumidor que representa uma oportunidade de negócio – principalmente por já ter demonstrado interesse no seu negócio de alguma maneira.

Em outras palavras, o lead é aquela pessoa que acessou o seu site para baixar um e-book, uma newsletter, experimentar um produto ou até para pedir um orçamento.

Mas em troca, deixou dados de contato para você se aproximar, estreitar o relacionamento e ajudá-lo a tomar a decisão de compra.

Dessa maneira, a pessoa pegou as informações que precisava e você, por outro lado, ganhou uma oportunidade de vender seu produto ou serviço.

 

O que é captura de lead?

A captura de lead se trata justamente desse processo de oferecer um conteúdo útil para atrair o seu público e, então, convertê-lo em leads.

Mas para isso, você precisa de conteúdos atrativos, capazes de despertar o interesse do seu público.

Geralmente, resolver problemas e tirar dúvidas dos usuários através de uma visão diferente e interessante, é uma fórmula poderosa para atrair leads.

 

Por que preciso gerar leads?

Você concorda que é bem melhor vender diretamente para pessoas que já entraram em contato com a sua marca?

Pois é aqui que entra a importância da captação de leads.

Segundo pesquisa da PR Newswire, 92% das pessoas que visitam um site pela primeira vez, não estão lá para comprar.

Logo, não dá para ir vendendo o seu produto no primeiro contato do usuário com a sua marca.

A captação de leads serve exatamente para inserir esses potenciais clientes no funil de vendas, para que você possa nutri-los com informações e conteúdos até que estejam de fato prontos para comprar.

 

Como fazer a captura de leads?

Para fazer a captura de leads, você pode contar com várias ferramentas presentes no Marketing Digital.

O primeiro passo de uma estratégia de inbound marketing, por exemplo, está exatamente na captura de leads através da produção de conteúdos educativos elaborados para transformar visitantes em potenciais clientes.

Entretanto, para capturar leads você precisa de 4 elementos essenciais.

 

1 – Landing Page

É a página onde o usuário cai quando clica em algum link de divulgação. Esta página precisa ser totalmente focada na conversão do visitante em lead.

 

2 – Formulário

É a ferramenta de captura dos dados de contato do lead, onde você pode pedir e-mail, telefone, endereço, site e etc. É importante, entretanto, manter o formulário enxuto para não cansar o usuário.

 

3 – Oferta

Diz o que o usuário vai receber depois de preencher o formulário e deixar seu contato. Deve ser uma oferta relevante para o público, capaz de motivar o cadastro.

 

4 – CTA (Call to Action)

É a chamada para ação, que indica o que o usuário deve fazer (“cadastre seu e-mail”, “faça download”, etc.). Precisa ser clara e objetiva.

 

Agora que você sabe quais elementos usar, é hora de conhecer quais são os canais mais usados para a captura de leads.

 

5 canais usados para a captura de leads

1 – Blog

É a principal ferramenta de uma estratégia de Marketing de Conteúdo – combustível para o Inbound Marketing.

Isso porque o blog centraliza a produção de conteúdo da sua marca, através de posts informativos e educativos.

 

2 – Email Marketing

É a ferramenta em que você pode usar sua base de contatos para fazer ofertas personalizadas, aprofundando o relacionamento com cada usuário.

Entretanto, você só deve enviar mensagens para quem autorizou receber. Além de também policiar a quantidade e o tipo de abordagem dessas mensagens.

 

3 – Mídia Paga

Links patrocinados, mídia display, social ads ou qualquer outro tipo de publicidade na web também podem ser usados para capturar leads.

Nesses canais também é possível segmentar com precisão o público que voce deseja atingir com seus anúncios.

 

4 – Conteúdos interativos

Quizzes, calculadores, infográficos, lookbooks e outros tipos de publicações que interagem com o usuário são ótimos para atrair, despertar o interesse e engajar os usuários.

Mas é importante acertar na dinâmica e no apelo visual de cada um, para despertar o desejo do usuário de participar e deixar o contato em troca da interação.

 

5 – Social Media

Você também pode capturar leads nas redes sociais, através da interação com o público que já segue e acompanha a sua marca.

Mas para tornar a relação mais próxima e não ficar apenas nos likes e comentários, você precisa divulgar links do seu blog ou site, para então convertê-los em lead.

Agora que você já sabe o que é preciso para fazer a sua captura de leads, que tal começar hoje mesmo a implementar a sua estratégia de vendas online?

 

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