Veja quais são os 7 principais tipos de sites e descubra qual é a melhor opção para o seu negócio. Saiba ainda quais elementos formam um ótimo site.
Presença digital hoje já é necessidade básica para todo negócio. Mas para ter tal presença, primeiro é preciso ter um site bem direcionado. Por isso, neste artigo vamos ver quais são os 7 principais tipos de sites e muito mais.
O site (ou website) é como um cartão de visitas virtual para as empresas, onde você pode publicar conteúdos, produtos e promoções.
Com ele é possível também oferecer informações de contato da empresa, bem como diferentes formas de pagamento, cupons e reservas de produtos.
Ou seja, o site é uma ferramenta poderosa tanto para o relacionamento quanto para a conversão da venda.
Entretanto, com toda a transformação que já vinha acontecendo no mercado e no comportamento do consumidor – e que ainda contou com o fator pandemia como impulsionador -, a concorrência no ambiente virtual ficou ainda maior.
Com isso, empresas têm sido cada vez mais estratégicas no momento de se converterem ao mundo digital.
Parte desta estratégia está na escolha de um dos principais tipos de sites.
Por isso, se você também está buscando maneiras de divulgar melhor seus serviços e produtos na internet, chegou a hora de conhecer a importância que cada um dos principais tipos de sites possui.
Então continue com a gente, que vamos te explicar um por um.
7 Principais tipos de sites para o seu negócio
1 – Institucional
Este é o tipo de site ideal para você que já tem um público fiel – ou que pelo menos já fez interações com você a respeito dos seus produtos e serviços.
Geralmente, sites institucionais contam com seções mais descritivas sobre a empresa, bem como produtos e serviços – o que do ponto de vista do Marketing Digital, limita um pouco o site.
Mas a boa notícia é que é possível aplicar estratégias para potencializar esse tipo de site.
Exemplo disso é o blog, que consegue oferecer algo útil ao visitante sem necessariamente falar sobre o seu produto ou serviço.
Essa é uma tática que consegue conquistar a simpatia e o interesse do visitante, fazendo com que ele se torne um lead (cliente em potencial).
2 – Dinâmico
Já esse é um dos principais tipos de sites que geralmente procuram combinar diferentes seções dentro de um mesmo site (sejam elas de cunho institucional ou um blog.
Ou seja, o conteúdo dele muda e se expande com o passar do tempo.
Além disso, esse tipo de site costuma favorecer bastantes as ações de Marketing Digital, já que não se limita a falar apenas sobre seus produtos ou serviços.
Este modelo é usado por empresas de diversos portes, trazendo bons resultados tanto para quem pode investir quanto para quem ainda atua com uma verba limitada.
3 – Loja Virtual / E-commerce
Se você quer saber qual é o tipo de site ideal para vender online, aqui está a sua resposta.
Isso porque a loja virtual tem sua atuação voltada para a conversão, pois seu objetivo é fazer com que as pessoas conheçam os produtos e adquiram com apenas alguns cliques.
Por isso, para garantir o melhor aproveitamento possível dela, você precisa de um site responsivo e que esteja constantemente atualizado em relação aos produtos e suas precificações.
Sites clean e com a finalização da compra disponível a um clique levam bastante vantagem no mercado, pois otimizam bastante a experiência do usuário.
4 – Landing page
As landing pages tem como foco principal trabalhar com todo conteúdo em uma única página.
Ou seja, a apresentação de serviços ou produtos, geração de leads e vendas são alinhadas em um único lugar.
Este é o tipo de site que costuma ser o destino dos visitantes vindos de campanhas específicas em links patrocinados, redes sociais e outros – fazendo com que você tenha uma visão melhor das conversões de cada campanha.
5 – Hotsite
Os hotsites são sites esporádicos, feitos para reforçar alguma campanha de publicidade ou de marketing.
Ou seja, um hotsite pode ser criado para um produto novo ou mesmo algo sazonal que seu negócio vai lançar – e pelo qual as pessoas deverão nutrir um interesse passageiro.
Ele é bastante usado por redes de fast-food, para o lançamento de uma nova combinação de comes e bebes.
6 – Site one-page / mini-site
Este é um tipo de site possui a grande vantagem de ser altamente responsivo, pois podem resumir todo o conteúdo em uma única página subdividida por seções que abrem na própria home page.
Inclusive, os sites one-page ou mini-site são ideias para você que tem uma audiência jovem e bastante ocupada, que está mais acostumada com o tipo de linguagem e rapidez da internet.
Por esse motivo, ele costuma ser muito usado por universidades, escolas e empresas de marketing.
7 – Portais
Com certeza você já acessou nesta semana sites como o G1 ou R7, que têm como característica condensar um grande volume de dados, informações e conteúdo.
Pois saiba que esses são os portais, um dos principais tipos de sites que costuma conter em uma mesma estrutura a seção de notícias, meteorologia, moda e diversas outras páginas.
Por isso, eles são voltados para empresas que trabalham com dados e notícias, e que precisam atingir um grande número de visitantes todos os dias para manter seus negócios funcionando.
Como você deve imaginar, não é fácil gerenciar tanta informação ao mesmo tempo. Por isso, os portais costumam contar com colaboradores externos para essa produção em massa de conteúdo.
O que determina um bom site?
Além de estarem alinhados com os objetivos do seu negócio, um bom site também precisa apresentar certos elementos para ser considerado bom. Veja a seguir.
Velocidade
Este é um item que precisa ser trabalhado desde o desenvolvimento até a infraestrutura e a hospedagem, pois ela influencia muito o SEO (que você vai entender a importância mais a frente).
Segurança
Para provar a importância deste item, o próprio Google dá preferência para as páginas seguras em suas pesquisas.
Sendo assim, quanto maior o risco de o seu site ser invadido, maiores são as possibilidades de ele perder posições nos buscadores.
Conteúdo
Sites com qualidade alta priorizam as necessidades dos usuários, não focando naquilo que vendem.
Isso porque – como já dito mais acima – um conteúdo novo e de excelente qualidade desperta e consolida o interesse dos usuários, fazendo com que eles convidem amigos e familiares para também visitar o seu site.
SEO
Otimização de sites para os buscadores (SEO) é um conjunto de técnicas que tem como intuito melhorar o posicionamento de um site nos buscadores, como o Google.
Ou seja, criar o site sem considerar as boas práticas de SEO é, sem dúvidas, um trabalho perdido.
Otimização para conversão
A conversão ocorre quando o visitante alcança um dos propósitos do site, seja o preenchimento de dados de contato, seja a compra de um serviço ou produto. Não adianta nada levar clientes ao site se eles se perderem pelo caminho, não é?
Otimizar um site para conversão é, simplesmente, ter um aproveitamento bem maior do tráfego.
Para isso, um site otimizar conta com pontos de conversão espalhados por ele de forma estratégica.
Mas tão importante quanto garantir os elementos de um bom site, é contar com um gerenciamento voltado para o impulsionamento dos seus resultados online, concorda?
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