8 dicas de ouro para fortalecer o relacionamento com o público.

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Veja 8 dicas de ouro para fortalecer o relacionamento com o público mesmo em meio à pandemia.

Conhecer o público, ter empatia na hora de resolver problemas e ficar atento aos indicadores de satisfação. Estas são apenas algumas dicas para fortalecer seu relacionamento com o público, e neste post você pode ver muito mais.

Sabe quando você encontra aquela pessoa que pode fazer toda a diferença em sua vida, e logo começa a pensar em inúmeros jeitos de conquistá-la?

Podemos dizer que esse deve ser o sentimento presente no início de uma relação entre uma empresa e seus potenciais clientes.

Acha que estou exagerando? Então deixa eu provar através da seguinte frase:

“Se você criar um caso de amor com seus clientes, eles próprios farão sua publicidade.”

Philip Kotler, conhecido como “pai do marketing”.

Essa frase explica bem a importância da construção de uma relação forte com o cliente, não apenas fazê-lo voltar a comprar de você, como também para que ele traga mais pessoas para conhecer o seu negócio.

Hoje, o mínimo que o consumidor espera de qualquer empresa é um atendimento de qualidade.

Agora, quando você consegue atender com excelência e oferecer um suporte eficaz, esse cliente vai se sentir valorizado, o que vai levá-lo a criar uma conexão com a sua marca.

Por isso, neste post vamos ver algumas boas maneiras para fortalecer o seu relacionamento com o público.

Mas antes, primeiro precisamos analisar o atual cenário do mercado, não é?

 

O efeito pandemia no relacionamento com o público

Diante da pandemia que vivemos, todos nós tivemos que nos acostumar com uma nova rotina, com novas formas de realizar o nosso trabalho e até mesmo com outro modo de nos relacionar.

Com as medidas de isolamento social, por exemplo, muitas empresas de pequeno, médio e grande porte tiveram que fechar as portas físicas e abrir a janela virtual de navegação para mergulhar no mundo online.

Com isso, uma das principais coisas que mudaram foi a localização dos serviços prestados e produtos, e não necessariamente a falta deles.

Ou seja, agora para comprar um remédio, uma refeição especial ou até fazer compras de mercado, o cliente só precisa tirar o celular do bolso e fazer o pedido.

Isso se deve à adaptação das empresas ao digital, como modo de se fazer presente para o cliente e, principalmente, conseguir gerar resultados satisfatórios.

Neste contexto, quem já trabalhava com ferramentas virtuais saiu na frente, enquanto outras ainda procuram se adaptar às pressas para continuar vendendo.

E é no meio de todo esse movimento que entra a importância do fortalecimento do relacionamento da empresa com o cliente.

 

A importância de fortalecer o relacionamento com o público

Manter um bom relacionamento com os clientes é fundamental para que o seu consumidor continue utilizando os seus serviços e, assim, te ajude a alcançar os resultados que precisa.

Principalmente em momentos como esse, onde as relações entre clientes e empresas é alimentada por inovações tecnológicas a cada dia.

Por isso, tão importante quanto se adaptar aos novos tempos, é assegurar que os consumidores estejam satisfeitos com o seu atendimento e serviço prestado.

Então, para te ajudar nessa missão, vamos agora as principais dicas para fortalecer o relacionamento com o seu público.

 

8 dicas para fortalecer o relacionamento com o público

1 – Conheça bem o seu público

É essencial conhecer seus clientes muito bem, para poder oferecer a eles justamente o que eles buscam e o que eles gostam.

Entender quais são suas principais dores e como eles preferem ser atendidos são pilares cruciais para fortalecer essa relação.

Pois desse modo, você consegue mostrar que conhece e se importa com o seu cliente.

 

2 – Tenha empatia e uma comunicação direcionada

É preciso também entender que a infelicidade do seu cliente se torna a sua também. Por isso, ter empatia e se colocar no lugar da outra pessoa é necessário.

Assim, fica mais fácil de encontrar uma solução ou resposta para o problema que ele enfrenta.

Mas para que tudo isso aconteça, primeiro é preciso manter um bom diálogo com o cliente, através de uma comunicação direcionada.

Por isso, procure entender também com o cliente se informar, quais canais utiliza e se faça presente neles, para se aproximar e fortalecer esse vínculo.

 

3 – Crie conteúdo qualificado

O cliente hoje procura na web as informações que precisa sobre o produto que deseja comprar, antes mesmo de se direcionar à sua loja (virtual ou física).

Por isso, é importante que a sua marca ofereça esse conteúdo que ele busca.

Então busque produzir um guia com dicas de utilização, um texto falando dos benefícios que seus produtos ou serviços trazem para a vida e a rotina deste cliente.

Para isso, vídeos de aplicação ou apresentação são ótimas opções de conteúdo para o público.

 

4 – Ofereça múltiplos canais de comunicação integrados

Cada vez mais os consumidores precisam se sentir acolhidos, seja por telefone, chat, e-mail ou redes sociais.

Independente da plataforma que seu público escolher, você precisa estar preparado para manter o mesmo nível de atendimento em todas elas.

Por isso, oferecer múltiplos canais de comunicação e centralizar as solicitações em um único lugar é fundamental para garantir a eficiência nas estratégias de relacionamento com o cliente.

Isso vai favorecer um diálogo sem ruídos e mais eficiente e ágil com o seu consumidor.

 

5 – Crie um senso de comunidade

Você já ouviu aquela frase que diz que as pessoas compram marcas, não produtos?

Além de ser uma ótima forma de fortalecer o relacionamento com o cliente, criar um senso de comunidade faz com que ele sinta orgulho de usar o seu produto.

Um bom exemplo disso é a Apple. Quando o cliente compra um computador ou celular da marca, tem a sensação de que também está comprando aquela identidade e entrando para uma comunidade de membros notáveis.

Como resultado, o relacionamento dele com a marca se torna muito mais profundo em comparação a outras marcas.

Você pode fazer isso com a sua marca através de estratégias de marketing e, principalmente, da mensagem que está passando.

Para isso, basta ser bastante claro em relação ao que sua marca representa e o que as pessoas estão comprando quando adquirimos um produto da sua empresa.

Ao conseguir essa clareza de representatividade e missão, quem compartilha da mesma visão vai investir na sua marca e comprar seus produtos.

Além disso, automaticamente você vai criar um relacionamento forte com o cliente, pois ele terá a sensação de que o seu produto reafirma quem ele é.

 

6 – Realize pesquisas de satisfação com o seu público

Agora o grande segredo para fortalecer o relacionamento com os clientes é deixar que eles mesmos te contem suas percepções.

Para isso, as pesquisas de satisfação são os canais mais simples e rápidos para conseguir esse feedback.

 

7 – Mantenha o histórico de atendimentos 

Você já imaginou o quanto é chato para o consumidor ter que falar as mesmas coisas,  ou ter que explicar o mesmo problema a cada vez que entra em contato com o suporte?

Isso sem dúvidas é um fator que afasta ele da sua empresa, enfraquecendo muito o relacionamento.

Por isso, para evitar situações assim, você precisa contar com um sistema de atendimento que mantenha os históricos de atendimento.

Até porque esses dados vão te ajudar a prestar um suporte muito melhor para os seus clientes, possibilitando um atendimento mais personalizado.

 

8 – Continue cuidando do seu cliente mesmo após a venda

Não é porque o cliente finalizou a compra que você deve achar que a missão já está cumprida.

Realizar um pós-venda eficiente é fundamental para fortalecer o relacionamento com o seu público.

Você pode enviar e-books, realizar webinars respondendo dúvidas frequentes ou até produzir uma newsletter semanal.

O importante aqui é manter contato na medida certa com o seu cliente, mostrando que sua empresa está ali para quando ele precisar comprar novamente o seu produto ou serviço.

 

Conclusão

Como você pode ver, seguindo alguns passos simples é possível fortalecer o relacionamento com o seu público e garantir que eles confiem ainda mais nos serviços e produtos que você oferece.

É importante entender também que o processo de venda em si não está restrito entre clientes e produtos.

Isto é, o que mais influencia na decisão de compra do consumidor é a relação que ele tem com a sua loja.

Por isso, invista na construção de um elo forte com o seu público e tenha paciência, pois esse relacionamento não é construído de um dia para o outro.

E se você precisar de ajuda para implantar essas dicas, fique tranquilo.

 

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