Veja como gerar resultados em sua loja virtual

como-gerar-resultados-loja-virtual

Entenda como gerar resultados em sua loja virtual através do Marketing Digital para E-commerce, e conheça as 9 principais estratégias de otimização.

Se você deseja ter uma loja virtual de sucesso e fazer muitas vendas, é essencial entender como gerar resultados através da principal ferramenta para e-commerce: o Marketing Digital.

O e-commerce veio como um facilitador, trazendo diversas vantagens para os clientes e também para você, empreendedor.

Isso porque além de otimizar o processo de vendas, ele aumenta o alcance de público e, consequentemente, dá margem para um maior número de vendas dentro da sua loja virtual.

Entretanto, não basta ter o produto ou serviço ideal, e nem o site esteticamente perfeito se nada disso gerar resultados na sua loja.

Até porque, com o crescimento exponencial do e-commerce causado pelo fator pandemia, hoje a internet se tornou a praça de venda mais movimentada do mundo.

Segundo levantamento feito pela PayPal Brasil e pela BigData Corp, em agosto de 2020, o mercado de comércio online cresceu cerca de 40,7 % entre 2019 e 2020.

Com tudo isso, você deve estar se perguntando “como consigo gerar mais resultados para a minha loja virtual com tanta concorrência?”

Bem, é aqui que entra a principal ferramenta de otimização de resultados na internet e o maior parceiro para a sua loja virtual: o Marketing Digital.

A seguir, você vai ver os desafios mais comuns do e-commerce e como solucioná-los através do Marketing Digital.

 

Desafios comuns e como solucioná-los através do Marketing Digital

Todos os dias você enfrenta diferentes desafios para conquistar novos clientes e até para vender novamente para quem já comprou o seu produto ou serviço.

Quando se está no começo do seu negócio online então, a dificuldade em realizar as primeiras vendas é bastante comum (ou até maiores).

Pensando nisso, separamos a seguir os desafios mais comuns que a sua loja virtual pode enfrentar, e também como o Marketing Digital pode solucioná-los.

 

1 – Aumente o número de investimentos otimizando seu tráfego

“Já cadastrei meus produtos e montei a estrutura necessária para realizar minhas primeiras vendas. O que faço agora para começar a ter resultados?”

Primeiro, você precisa entender que a sua loja virtual não vai vender sozinha a partir do momento em que estiver `’online”.

Para vender, você precisa investir na forma mais rápida de atrair visitantes: o tráfego, que pode ser pago ou orgânico.

Dentre os dois, o tráfego pago é a opção mais rápida, onde você poderá conseguir os primeiros resultados do Google para determinadas pesquisas ou atrair a atenção de pessoas no Facebook e Instagram.

Através de um bom investimento e uma campanha assertiva, você pode aumentar rapidamente o tráfego do seu e-commerce para alcançar as primeiras vendas.

Entretanto, para alcançar resultados a longo prazo sem tornar o seu Custo de Aquisição de Clientes (CAC) muito alto, é essencial trabalhar seu tráfego orgânico.

Para isso, é necessário ações como trabalhar o SEO on page do seu site, gerar conteúdos e materiais ricos em um blog ou Landing Pages, usando as suas redes sociais como fomentadora destes materiais.

 

2 – Aumente a taxa de conversão através das ferramentas do seu site

Após atrair visitantes para a sua loja virtual, é importante também medir a quantidade de vendas em relação a quantidade de visitas.

É aqui que entra a taxa de conversão, como fator essencial para avaliar a efetividade de venda do seu ecommerce.

Isso porque, ao unir o ticket médio e a sua taxa de conversão, por exemplo, você pode traçar planos de investimento em mídia paga ou outros canais de compra para obter o número de visitas ideal para alcançar o faturamento que deseja.

Considerando isso, para obter o melhor retorno sobre o investimento, aumentar a taxa de conversão é mais interessante do que apenas aumentar o número de visitas.

Além disso, você também pode capturar leads (potenciais consumidores) para se relacionar e gerar vendas em um momento posterior, usando ferramentas como:

  • Pop-up – como cupons de desconto ou inscrição em newsletter;
  • Formulários – de contato, orçamento ou para baixar materiais com dicas de uso do seu produto;
  • Landing Pages – uma página com material rico ou de lançamento de produto, específica para captura de leads.

 

3 – Invista no relacionamento com os leads recentes para obter mais vendas

O segredo para otimizar os resultados da sua loja virtual está no relacionamento com a sua base de leads.

Por isso, é importante que você conheça muito bem a sua persona, para então criar uma comunicação personalizada e voltada para as necessidades dela.

Assim, é possível criar um relacionamento duradouro e vantajoso tanto para a sua empresa quanto para os seus clientes mais fiéis.

 

4 – Escale uma boa equipe de Marketing

Você pode obter melhores resultados sem precisar necessariamente aumentar o time de marketing.

Mas para isso, é essencial contar com ferramentas que automatizam parte do trabalho da sua equipe, para então poder direcionar o esforço no planejamento e implementação de novas estratégias.

Neste ponto, as ferramentas de automação de marketing da Xpbox Tecnologia podem ser a solução ideal para o seu negócio. Clique aqui e confira!

Após selecionar a melhor opção, o próximo passo é mapear os processos que podem ser automatizados, como:

  • Abandono de carrinho – email enviado automaticamente para o seu lead para incentivá-lo a finalizar a compra;
  • Email Autoresponder – email automático para toda vez que houver uma conversão;
  • Fluxos de nutrição – para identificar o momento da jornada de compra em que cada lead se encontra e acelerar seu ciclo de compra;
  • Upselling e cross-selling – para oferecer um produto mais qualificado de acordo com as preferências do seu cliente;
  • Produtos com estoque indisponível – aviso automático para o momento em que o produto desejado esteja em estoque novamente.

 

5 – Análise os resultados

Tão importante quanto aplicar as estratégias, é saber como e o que medir para analisar a assertividade e o retorno de cada uma delas.

Para isso, o primeiro passo é ter uma visão clara sobre o seu funil de vendas. Um exemplo simplificado dele seria a seguinte sequência:

  • Visitas – Leads – Clientes

Através deste simples exemplo, já é possível mapear o tráfego do seu site, a quantidade de dados captados dos usuários (leads) e quantos deles se tornaram clientes.

Exemplo:

  • Visita no mês: 10 mil
  • Leads gerados no mês: 2 mil
  • Clientes obtidos no mês: 100

Neste caso, a taxa de conversão de visitas para leads seria de 20%, enquanto a de leads para clientes seria de 5%.

Ou seja, de todas as visitas ao seu ecommerce, apenas 1% se converteram em vendas no mês.

Deste modo, o ideal seria implementar estratégias voltadas para otimizar essa taxa de conversão nas duas vertentes citadas (visita – leads e leads – clientes).

Fazer essas análises é importante para que você saiba como anda o desempenho do seu ecommerce e, a partir daí, traçar suas metas de crescimento.

Agora é hora de conhecer as 9 principais estratégias de Marketing Digital para a sua loja virtual.

 

9 Estratégias de Marketing Digital para E-commerce

1 – Personalização do E-commerce

A personalização do seu e-commerce pode ser uma forte arma de conversão. 

Para implementá-la, a prática com os melhores resultados está na utilização de cookies para identificar se o visitante está voltando ou se está realizando a primeira visita.

Desta forma, você pode personalizar a navegação do cliente pelo seu site, criando mensagens e ofertas baseadas no comportamento que o direcionou a sua loja.

Quanto mais você proporcionar diferentes experiências para cada cliente, mais oportunidades de negócio você estará criando.

O nome dessa prática é website optimization, e é feita com base em parâmetros como:

  • Primeira visita;
  • Visitante regular;
  • Usuários que fecharam compra recentemente;
  • Localização;
  • Origem do visitante;
  • Entre outros.

Apesar de exigir certo investimento, este é um trabalho que lhe fornecerá informações valiosas na personalização do seu site.

Você também pode ter uma visão mais abrangente do seu cliente ao combinar as percepções de navegação, demografia e histórico de pedidos, por exemplo.

Veja agora algumas práticas de personalização que você pode adotar no seu ecommerce.

  • Chegada do cliente no site – mostre imediatamente os produtos que são tendências ou comumente pesquisados;
  • Para clientes que estão retornando – apresente itens já visualizados e recomendações de acordo com as suas compras antigas;
  • Compra – capture as preferências pessoais de pagamento para oferecer opções de check-out em um clique;
  • Pós-venda / vista – envie emails com recomendações baseadas na compra recente ou no comportamento do cliente em seu site.

 

2 – SEO

O famoso Search Engine Optimization (ou SEO) é um conjunto de técnicas que tem o único objetivo de melhorar o seu posicionamento nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca (como o Google).

Sendo uma estratégia de marketing de médio a longo prazo, tem um tempo mínimo de 3 meses para surtir efeito.

Entretanto, os seus resultados são ótimos, pois além de receber visitas sem pagar por elas, você terá visitantes muito mais propensos a comprar da sua loja.

Por isso, desde o momento de criação da sua loja virtual, é essencial que você considere pontos como:

  • Ter um blog para sua loja virtual – para impactar sua persona em diversos momentos e ainda agregar mais valor à marca.
  • Ter uma loja virtual otimizada – para que o Google entenda o seu ecommerce como uma opção segura e com bom conteúdo, classificando-o nas melhores posições.

 

3 – Redes Sociais 

As redes sociais são ótimas ferramentas para fomentar a sua loja virtual.

Por isso, capriche na qualidade do conteúdo das suas mídias e encontre uma maneira de engajar seu público através de postagens relevantes para eles.

Você também pode trabalhar com campanhas pagas através do Facebook Ads, para Facebook e Instagram, Google Ads para YouTube e Twitter Ads.

Basta conhecer bem a sua persona e saber onde você pode encontrá-la com mais facilidade.

 

4 – Google Ads

Através do Google Ads, você pode aumentar a exposição da sua marca nos resultados de busca do Google. 

Essa é uma estratégia usada pela maioria das empresas, pois proporciona um alcance grande e imediato, gerando mais tráfego para o seu site e ótimos resultados em curto prazo.

 

5 – Remarketing

Sabe quando você entra em algum ecommerce, visualiza um produto e, de repente, em todo o canto que você vai ele aparece para você?

Bem, isso é remarketing, uma estratégia para conquistar o usuário que entrou na loja virtual mas por algum motivo não comprou.

Ao aplicar em sua loja virtual, você vai ajudar o visitante a não esquecer do produto que ele se interessou em determinado momento, aumenta as chances dele voltar e comprar.

Para isso, você pode usar o Google AdWords, para aparecer em sites parceiros do Google ou Facebook.

 

6 – E-mail Marketing

Incluir os e-mails marketing nas estratégias da sua loja virtual é uma ótima prática para nutrir seus leads e ajudá-los a avançar nas etapas do funil de vendas.

Além disso, através do e-mail marketing você pode divulgar descontos, produtos e até mesmo fazer chamadas de vendas.

Ou seja, uma ferramenta importante para gerar resultados para a sua loja virtual.

 

7 – Chatbot

O atendimento automatizado em escala já é uma realidade.

Além disso, um os sistemas com inteligência artificial podem ser usados em diferentes situações para otimizar o atendimento ao cliente, como no:

  • Esclarecimento de dúvidas;
  • Agilização das interações;
  • Ofertas complementares;
  • Encaminhamento de problemas mais urgentes e complexos.

A automação do atendimento com chatbots fez com que grandes nomes do ecommerce como Netshoes e Fast Shop adotassem o atendimento virtual como principal interface para comunicação com os clientes.

Agora me diz: será que deu certo para essas empresas?

 

8 – Marketing de Conteúdo

Essa é uma das mais importantes estratégias do Marketing Digital, e também é a chave para praticamente todas as ações citadas neste post.

Isso porque, através de um bom conteúdo, você terá:

  • Autoridade no mercado – um diferencial e tanto para se destacar dos seus concorrentes;
  • Melhor posição do Google – pois essa é a principal estratégia para aparecer na primeira página do Google;
  • Redução de custos – isso porque mais clientes virão até você de forma gratuita e orgânica;
  • Melhor relacionamento com seus clientes – através de conteúdos baseados nas necessidades, desejos e momentos de busca deles;
  • Mais vendas – um cliente satisfeito e engajado, defenderá e ainda trará mais pessoas para a sua marca através do marketing boca a boca.

 

9 – Inbound Marketing

Por falar em conteúdo, o Inbound Marketing (também conhecido como marketing de atração) é a estratégia completa para fazer você ser encontrado por seus futuros clientes através do conteúdo.

Com ele, você vai educar seu público até que entendam que o seu produto é a solução ideal para eles – processo que acontece em 5 partes:

  1. Atrair visitantes
  2. Converter visitantes em leads;
  3. Relacionar-se com seus leads;
  4. Vender
  5. Analisar os resultados.

Em outras palavras, o Marketing de Conteúdo é o combustível que fará a sua estratégia de inbound Marketing funcionar.

 

Bem, agora que você tem em mãos as 9 principais estratégias de marketing digital para fazer a sua loja virtual crescer, que tal colocar todo esse conhecimento em prática?

Para isso, basta entrar em contato com a gente clicando aqui!

Com mais de 6 anos de atuação no mercado digital, nós, da Xpbox Tecnologia, vamos te ajudar a montar o melhor plano de marketing para o seu negócio.

 

Compartilhe este post nas suas redes sociais

Posts relacionados

criação de websites e sistemas web | ferramentas para empreender de casa
Ecommerce

Ferramentas para empreender de casa 2023

O que é empreender de casa? A pandemia desencadeou um crescimento na popularidade das empreitadas domésticas. Porém, existem muitas ferramentas e habilidades necessárias para se

💬 Precisa de ajuda?