Entenda como gerar resultados em sua loja virtual através do Marketing Digital para E-commerce, e conheça as 9 principais estratégias de otimização.
Se você deseja ter uma loja virtual de sucesso e fazer muitas vendas, é essencial entender como gerar resultados através da principal ferramenta para e-commerce: o Marketing Digital.
O e-commerce veio como um facilitador, trazendo diversas vantagens para os clientes e também para você, empreendedor.
Isso porque além de otimizar o processo de vendas, ele aumenta o alcance de público e, consequentemente, dá margem para um maior número de vendas dentro da sua loja virtual.
Entretanto, não basta ter o produto ou serviço ideal, e nem o site esteticamente perfeito se nada disso gerar resultados na sua loja.
Até porque, com o crescimento exponencial do e-commerce causado pelo fator pandemia, hoje a internet se tornou a praça de venda mais movimentada do mundo.
Segundo levantamento feito pela PayPal Brasil e pela BigData Corp, em agosto de 2020, o mercado de comércio online cresceu cerca de 40,7 % entre 2019 e 2020.
Com tudo isso, você deve estar se perguntando “como consigo gerar mais resultados para a minha loja virtual com tanta concorrência?”
Bem, é aqui que entra a principal ferramenta de otimização de resultados na internet e o maior parceiro para a sua loja virtual: o Marketing Digital.
A seguir, você vai ver os desafios mais comuns do e-commerce e como solucioná-los através do Marketing Digital.
Desafios comuns e como solucioná-los através do Marketing Digital
Todos os dias você enfrenta diferentes desafios para conquistar novos clientes e até para vender novamente para quem já comprou o seu produto ou serviço.
Quando se está no começo do seu negócio online então, a dificuldade em realizar as primeiras vendas é bastante comum (ou até maiores).
Pensando nisso, separamos a seguir os desafios mais comuns que a sua loja virtual pode enfrentar, e também como o Marketing Digital pode solucioná-los.
1 – Aumente o número de investimentos otimizando seu tráfego
“Já cadastrei meus produtos e montei a estrutura necessária para realizar minhas primeiras vendas. O que faço agora para começar a ter resultados?”
Primeiro, você precisa entender que a sua loja virtual não vai vender sozinha a partir do momento em que estiver `’online”.
Para vender, você precisa investir na forma mais rápida de atrair visitantes: o tráfego, que pode ser pago ou orgânico.
Dentre os dois, o tráfego pago é a opção mais rápida, onde você poderá conseguir os primeiros resultados do Google para determinadas pesquisas ou atrair a atenção de pessoas no Facebook e Instagram.
Através de um bom investimento e uma campanha assertiva, você pode aumentar rapidamente o tráfego do seu e-commerce para alcançar as primeiras vendas.
Entretanto, para alcançar resultados a longo prazo sem tornar o seu Custo de Aquisição de Clientes (CAC) muito alto, é essencial trabalhar seu tráfego orgânico.
Para isso, é necessário ações como trabalhar o SEO on page do seu site, gerar conteúdos e materiais ricos em um blog ou Landing Pages, usando as suas redes sociais como fomentadora destes materiais.
2 – Aumente a taxa de conversão através das ferramentas do seu site
Após atrair visitantes para a sua loja virtual, é importante também medir a quantidade de vendas em relação a quantidade de visitas.
É aqui que entra a taxa de conversão, como fator essencial para avaliar a efetividade de venda do seu ecommerce.
Isso porque, ao unir o ticket médio e a sua taxa de conversão, por exemplo, você pode traçar planos de investimento em mídia paga ou outros canais de compra para obter o número de visitas ideal para alcançar o faturamento que deseja.
Considerando isso, para obter o melhor retorno sobre o investimento, aumentar a taxa de conversão é mais interessante do que apenas aumentar o número de visitas.
Além disso, você também pode capturar leads (potenciais consumidores) para se relacionar e gerar vendas em um momento posterior, usando ferramentas como:
- Pop-up – como cupons de desconto ou inscrição em newsletter;
- Formulários – de contato, orçamento ou para baixar materiais com dicas de uso do seu produto;
- Landing Pages – uma página com material rico ou de lançamento de produto, específica para captura de leads.
3 – Invista no relacionamento com os leads recentes para obter mais vendas
O segredo para otimizar os resultados da sua loja virtual está no relacionamento com a sua base de leads.
Por isso, é importante que você conheça muito bem a sua persona, para então criar uma comunicação personalizada e voltada para as necessidades dela.
Assim, é possível criar um relacionamento duradouro e vantajoso tanto para a sua empresa quanto para os seus clientes mais fiéis.
4 – Escale uma boa equipe de Marketing
Você pode obter melhores resultados sem precisar necessariamente aumentar o time de marketing.
Mas para isso, é essencial contar com ferramentas que automatizam parte do trabalho da sua equipe, para então poder direcionar o esforço no planejamento e implementação de novas estratégias.
Neste ponto, as ferramentas de automação de marketing da Xpbox Tecnologia podem ser a solução ideal para o seu negócio. Clique aqui e confira!
Após selecionar a melhor opção, o próximo passo é mapear os processos que podem ser automatizados, como:
- Abandono de carrinho – email enviado automaticamente para o seu lead para incentivá-lo a finalizar a compra;
- Email Autoresponder – email automático para toda vez que houver uma conversão;
- Fluxos de nutrição – para identificar o momento da jornada de compra em que cada lead se encontra e acelerar seu ciclo de compra;
- Upselling e cross-selling – para oferecer um produto mais qualificado de acordo com as preferências do seu cliente;
- Produtos com estoque indisponível – aviso automático para o momento em que o produto desejado esteja em estoque novamente.
5 – Análise os resultados
Tão importante quanto aplicar as estratégias, é saber como e o que medir para analisar a assertividade e o retorno de cada uma delas.
Para isso, o primeiro passo é ter uma visão clara sobre o seu funil de vendas. Um exemplo simplificado dele seria a seguinte sequência:
- Visitas – Leads – Clientes
Através deste simples exemplo, já é possível mapear o tráfego do seu site, a quantidade de dados captados dos usuários (leads) e quantos deles se tornaram clientes.
Exemplo:
- Visita no mês: 10 mil
- Leads gerados no mês: 2 mil
- Clientes obtidos no mês: 100
Neste caso, a taxa de conversão de visitas para leads seria de 20%, enquanto a de leads para clientes seria de 5%.
Ou seja, de todas as visitas ao seu ecommerce, apenas 1% se converteram em vendas no mês.
Deste modo, o ideal seria implementar estratégias voltadas para otimizar essa taxa de conversão nas duas vertentes citadas (visita – leads e leads – clientes).
Fazer essas análises é importante para que você saiba como anda o desempenho do seu ecommerce e, a partir daí, traçar suas metas de crescimento.
Agora é hora de conhecer as 9 principais estratégias de Marketing Digital para a sua loja virtual.
9 Estratégias de Marketing Digital para E-commerce
1 – Personalização do E-commerce
A personalização do seu e-commerce pode ser uma forte arma de conversão.
Para implementá-la, a prática com os melhores resultados está na utilização de cookies para identificar se o visitante está voltando ou se está realizando a primeira visita.
Desta forma, você pode personalizar a navegação do cliente pelo seu site, criando mensagens e ofertas baseadas no comportamento que o direcionou a sua loja.
Quanto mais você proporcionar diferentes experiências para cada cliente, mais oportunidades de negócio você estará criando.
O nome dessa prática é website optimization, e é feita com base em parâmetros como:
- Primeira visita;
- Visitante regular;
- Usuários que fecharam compra recentemente;
- Localização;
- Origem do visitante;
- Entre outros.
Apesar de exigir certo investimento, este é um trabalho que lhe fornecerá informações valiosas na personalização do seu site.
Você também pode ter uma visão mais abrangente do seu cliente ao combinar as percepções de navegação, demografia e histórico de pedidos, por exemplo.
Veja agora algumas práticas de personalização que você pode adotar no seu ecommerce.
- Chegada do cliente no site – mostre imediatamente os produtos que são tendências ou comumente pesquisados;
- Para clientes que estão retornando – apresente itens já visualizados e recomendações de acordo com as suas compras antigas;
- Compra – capture as preferências pessoais de pagamento para oferecer opções de check-out em um clique;
- Pós-venda / vista – envie emails com recomendações baseadas na compra recente ou no comportamento do cliente em seu site.
2 – SEO
O famoso Search Engine Optimization (ou SEO) é um conjunto de técnicas que tem o único objetivo de melhorar o seu posicionamento nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca (como o Google).
Sendo uma estratégia de marketing de médio a longo prazo, tem um tempo mínimo de 3 meses para surtir efeito.
Entretanto, os seus resultados são ótimos, pois além de receber visitas sem pagar por elas, você terá visitantes muito mais propensos a comprar da sua loja.
Por isso, desde o momento de criação da sua loja virtual, é essencial que você considere pontos como:
- Ter um blog para sua loja virtual – para impactar sua persona em diversos momentos e ainda agregar mais valor à marca.
- Ter uma loja virtual otimizada – para que o Google entenda o seu ecommerce como uma opção segura e com bom conteúdo, classificando-o nas melhores posições.
3 – Redes Sociais
As redes sociais são ótimas ferramentas para fomentar a sua loja virtual.
Por isso, capriche na qualidade do conteúdo das suas mídias e encontre uma maneira de engajar seu público através de postagens relevantes para eles.
Você também pode trabalhar com campanhas pagas através do Facebook Ads, para Facebook e Instagram, Google Ads para YouTube e Twitter Ads.
Basta conhecer bem a sua persona e saber onde você pode encontrá-la com mais facilidade.
4 – Google Ads
Através do Google Ads, você pode aumentar a exposição da sua marca nos resultados de busca do Google.
Essa é uma estratégia usada pela maioria das empresas, pois proporciona um alcance grande e imediato, gerando mais tráfego para o seu site e ótimos resultados em curto prazo.
5 – Remarketing
Sabe quando você entra em algum ecommerce, visualiza um produto e, de repente, em todo o canto que você vai ele aparece para você?
Bem, isso é remarketing, uma estratégia para conquistar o usuário que entrou na loja virtual mas por algum motivo não comprou.
Ao aplicar em sua loja virtual, você vai ajudar o visitante a não esquecer do produto que ele se interessou em determinado momento, aumenta as chances dele voltar e comprar.
Para isso, você pode usar o Google AdWords, para aparecer em sites parceiros do Google ou Facebook.
6 – E-mail Marketing
Incluir os e-mails marketing nas estratégias da sua loja virtual é uma ótima prática para nutrir seus leads e ajudá-los a avançar nas etapas do funil de vendas.
Além disso, através do e-mail marketing você pode divulgar descontos, produtos e até mesmo fazer chamadas de vendas.
Ou seja, uma ferramenta importante para gerar resultados para a sua loja virtual.
7 – Chatbot
O atendimento automatizado em escala já é uma realidade.
Além disso, um os sistemas com inteligência artificial podem ser usados em diferentes situações para otimizar o atendimento ao cliente, como no:
- Esclarecimento de dúvidas;
- Agilização das interações;
- Ofertas complementares;
- Encaminhamento de problemas mais urgentes e complexos.
A automação do atendimento com chatbots fez com que grandes nomes do ecommerce como Netshoes e Fast Shop adotassem o atendimento virtual como principal interface para comunicação com os clientes.
Agora me diz: será que deu certo para essas empresas?
8 – Marketing de Conteúdo
Essa é uma das mais importantes estratégias do Marketing Digital, e também é a chave para praticamente todas as ações citadas neste post.
Isso porque, através de um bom conteúdo, você terá:
- Autoridade no mercado – um diferencial e tanto para se destacar dos seus concorrentes;
- Melhor posição do Google – pois essa é a principal estratégia para aparecer na primeira página do Google;
- Redução de custos – isso porque mais clientes virão até você de forma gratuita e orgânica;
- Melhor relacionamento com seus clientes – através de conteúdos baseados nas necessidades, desejos e momentos de busca deles;
- Mais vendas – um cliente satisfeito e engajado, defenderá e ainda trará mais pessoas para a sua marca através do marketing boca a boca.
9 – Inbound Marketing
Por falar em conteúdo, o Inbound Marketing (também conhecido como marketing de atração) é a estratégia completa para fazer você ser encontrado por seus futuros clientes através do conteúdo.
Com ele, você vai educar seu público até que entendam que o seu produto é a solução ideal para eles – processo que acontece em 5 partes:
- Atrair visitantes
- Converter visitantes em leads;
- Relacionar-se com seus leads;
- Vender
- Analisar os resultados.
Em outras palavras, o Marketing de Conteúdo é o combustível que fará a sua estratégia de inbound Marketing funcionar.
Bem, agora que você tem em mãos as 9 principais estratégias de marketing digital para fazer a sua loja virtual crescer, que tal colocar todo esse conhecimento em prática?
Para isso, basta entrar em contato com a gente clicando aqui!
Com mais de 6 anos de atuação no mercado digital, nós, da Xpbox Tecnologia, vamos te ajudar a montar o melhor plano de marketing para o seu negócio.