Entenda como o Email Marketing é importante para a sua estratégia digital.

Descubra como o Email Marketing é importante para o seu negócio. Veja ainda 6 vantagens de aplicar esse recursos em suas campanhas.

O Email Marketing não morreu, e agora você precisa dele mais do que nunca. Por isso, neste artigo vamos te mostrar como o Email Marketing é importante para as estratégias de vendas do seu negócio.

Quando falamos de Estratégias Digitais, é quase certo que a primeira coisa que vem a sua cabeça são as Redes Sociais.

Post patrocinado, vídeos educativos, stories, lives…

Todas essas opções são voltadas para a geração de engajamento e visibilidade para a sua marca.

Entretanto, para essa presença gerar oportunidades de vendas e lucro, você precisa aliar algumas outras técnicas. Nessa caso, eu falo do Marketing de Resultados.

Mas o que você talvez ainda não sabe é que por trás dos resultados de venda gerado por campanhas digitais bem sucedidas, existe um elemento que é muito bem aplicado:

 

  • O Email Marketing.

 

Durante muito tempo o email marketing foi considerado sinônimo de spam, mensagens maliciosos e comunicações intrusivas.

Bom, hoje podemos dizer que esse recurso passou por uma reabilitação e hoje está gerando muito mais resultados para quem usa em suas estratégias digitais.

Até porque hoje, o email é constantemente a chave de tudo na internet.

Entenda.

Quando você vai criar um login, precisa de email. O mesmo acontece na hora de resgatar uma senha, participar de sorteios, cadastros e por aí vai.

Pensando nisso, vamos agora falar sobre como o Email Marketing é importante para a sua estratégia digital.

Vamos nessa?

 

O que é o Email Marketing?

 

O email marketing é como uma linha de contato direta entre a sua empresa e os seus clientes.

É também uma estratégia de Marketing Digital que tem como base a comunicação por disparos de email.

Mas antes de tudo, veja exemplos de email marketing comuns, e que provavelmente você já recebeu mais de uma vez.

 

  • Oferta de passagem aérea
  • Promoções
  • Confirmação de uma compra online
  • Newsletter (ou assinatura online) 

 

Pois é, esses tipos de email já chegaram a ser considerados ineficientes por muitas pessoas.

E se você também pensou que ninguém abre ou que essa técnica não funciona, é melhor repensar hein!

Isso porque os novos avanços tecnológicos transformaram essa ferramenta “ultrapassada” em umas das maneiras mais pessoais de se comunicar com consumidores.

Tudo isso devido aos novos métodos de escrita, abordagem e envio, que estão sempre buscando um jeito criativo de se apresentar aos consumidores.

O que é fato fundamental para a eficiência de qualquer campanha, principalmente as voltadas para o funil de vendas.

 

Esses aspectos já mostra como o Email Marketing é importante para as suas estratégias digitais.

Mas se você ainda não está convencido da eficiência do email marketing nas campanhas de vendas, veja esse dado a seguir:

 

  • De acordo com pesquisa realizada pela Pew Research, 92% dos adultos online utilizam email.

 

Consegue ver o potencial que uma boa estratégia de envio de emails pode oferecer para as suas campanhas de venda?

Vamos falar agora sobre as vantagens dessa técnica.

 

Quais as principais vantagens em usar o Email marketing?

 

A evolução das suas plataformas e meios de interação com o público transformou as Redes Sociais na queridinha do Marketing Digital.

Entretanto, o email marketing aparece como ótimo complemento para a sua estratégia digital, principalmente se você coleta endereços de email em seus posts patrocinados e site.

O email marketing é uma ótima ferramenta para te ajudar a aumentar a relevância do seu negócio e entre os seus leads.

Além disso, tem entre suas principais vantagens as característica listadas abaixo:

 

1 . Grande Alcance

 

O email é uma das atividades mais comuns dentro da internet, e você pode explorar todo esse potencial ao máximo, contando com um ótimo alcance.

Isso porque ao criar a sua própria base de contatos durante o tempo, você consegue interagir com um grande número de pessoas através de um custo muito baixo.

Uma vantagem que deve ser levada muito em conta em suas estratégias de marketing.

 

2 . Segmentação

 

Ao fazer um post em uma Rede Social, como o Instagram, é previsível que nem todas as pessoas que te seguem vão ver sua mensagem.

Acontece que isso é causado pelos algoritmos da plataforma, responsável por determinar quais mensagens são mais relevantes para cada usuário.

Já no email marketing, acontece diferente. 

isso porque uma das principais vantagens dessa ferramenta está no seu alcance. 

Por exemplo:

 

  • Se você selecionar 200 endereços de email para enviar a sua oferta, é certo que todos eles vão receber a sua mensagem em suas caixas de entrada.

 

3 . Personalização

 

A comunicação personalizada e pessoal, como falamos mais cedo, é uma das boas práticas que transformaram a imagem dos emails marketing.

Isso porque o relacionamento com os seus leads fica muito mais próximo quando você o chama pelo nome, ou apresentar os produtos parecidos com aquele que ele já consumiu.

Transformar suas mensagens genéricas em mensagens personalizadas sem dúvidas trará mais engajamento para os seus emails, conteúdos, site, marca.

 

4 . Alto retorno financeiro

 

Sua estratégia de email marketing precisa contar com 3 pilares para começar:

 

  • Um domínio
  • Uma ferramenta de email marketing
  • Uma pessoa para executar a estratégia

 

Além disso, é essencial contar com uma boa ferramenta de email marketing também, para que você tenha ainda mais resultados.

Mas pode ficar que o investimento nessa ferramenta não é muito alto.

Sendo assim, você não precisa investir muito inicialmente para gerar um grande volume de receita.

 

5 . Teste A/B

 

Quando se trata de Marketing Digital, o teste é parte presente em todas as suas ações.

Afinal, como você vai saber qual é o melhor dia ou horário para falar com o seu cliente sem testar?

Através do email marketing, você pode realizar testes A/B com um mesmo envio de email. 

Dessa maneira, você pode testar assuntos, horários e até diferentes modelos de email para conhecer melhor os seus leads.

 

6 . Aumento de vendas

 

Por incrível que possa parecer, muitas empresas não sabem que já possuem leads e mantém sua base de contatos esquecidas e sem relacionamento.

E é aqui que entra uma importante vantagem do email marketing paras as suas vendas, pois ele te permite iniciar ou até retomar uma estratégia de envio de ofertas para impactar esses clientes que nem lembravam mais do seu negócio.

Agora veja que o disparo deste email pode resultar em uma resposta do cliente, um pedido de orçamento ou até em cliques em um link que pode direcioná-lo para o seu site.

Desse modo, com uma boa estratégia de envio a consequência será o aumento das vendas do seu negócio.

 

Entenda agora qual é o papel do Email Marketing na sua Estratégia Digital

 

Considerando todas essas vantagens, vamos agora a aplicação desse recurso nas suas estratégias digitais.

O Email Marketing é muito mais do que uma abordagem promocional e comercial.

Isso porque quando um cliente te autoriza a enviar email para a caixa de entrada dele, esta pessoa está dando acesso a uma parte da vida pessoal dela.

Mais do que isso, esse cliente está te dando a oportunidade se começar um diálogo, um relacionamento com ele.

Sendo assim, veja o email marketing como o canal que permite que você se comunique de forma mais pessoal com seus potenciais clientes, dentre de uma estratégia digital.

Além disso, através de uma boa aplicação desse recurso, você consegue:

 

Engajar os leads

 

Ao aceitar receber os emails da sua empresa, a pessoa também espera que você mantenha contato com ela ocasionalmente. 

Mesmo parecendo óbvio, ainda existem empresas que esquecem desse fato e ficam apensos no envio de 1 email. Depois não falam mais nada.

Isso não leva conversa nenhuma para frente.

Considerando isso, o email marketing pode ser utilizado na sua estratégia digital para gerar engajamento com o público.

Assim, você pode incentivar esse lead a sempre se lembrar de você, o que aumenta as chances dele se tornar um cliente fiel.

 

Promover seus conteúdos

 

Se você trabalha com blog, você já deve saber que promover seus artigos e conteúdos é fundamental para o sucesso da sua estratégia.

E para isso, o email marketing é uma ótima opção.

Ao enviar uma Newsletter, por exemplo, você pode gerar mais acessos para os seus posts e, desse modo, aumentar sua visibilidade na internet.

 

Nutrir e educar seus leads

 

Uma das estratégias mais importantes do Inbound Marketing, a nutrição de leads pode transformar seus assinantes em leads, e seus leads em clientes.

Mas para isso, você precisa educar seus contatos sobre o seu negócio e estreitar seu relacionamento com eles.

Para isso, você pode contar com o email marketing.

Isso porque ele permite que você envie mensagens personalizadas para as pessoas certas no momento certo.

Para isso, é fundamental você contar com uma ferramenta de automação de marketing.

 

Vender

 

Como falamos no começo desse artigo, se você já recebi emails com ofertas e promoções na sua caixa de entrada, pode fazer o mesmo com a sua lista de leads.

E tudo fica ainda mais fácil quando você disponibiliza em seus emails um CTA – ou em tradução livre, um Botão de Ação.

Usando essa técnica, você estimula seus contatos a realizarem suas compras e pedidos com a facilidade de 1 clique.

 

Agora você pode ver claramente como o email marketing é importante para a sua estratégia digital, não é mesmo.

Mas vamos aprofundar mais um pouco, e te mostrar algumas boas práticas para uma campanha matadora de vendas.

 

Boas práticas para um email marketing de sucesso

 

Sim, o email marketing é um importante recurso para as suas estratégias digitais, e pode ser também um grande diferencial na geração de resultados.

Mas para garantir que seus emails vão chegar aos seus leads, e principalmente, para garantir que eles serão abertos para gerar mais acessos ao seu conteúdo e promoções, você precisa aplicar algumas boas práticas.

Então preste bem atenção a seguir, que vamos listar para você alguns pontos-chave para você usar em seus envios de email marketing a partir de hoje.

Então aí está!

 

  • Use de 6 a 10 palavras em suas linhas de assunto para conseguir mais aberturas
  • Envie suas campanhas por e-mail durante a jornada de trabalho e após o almoço
  • Personalize as linhas de assunto com o nome do leitor
  • Use um note de remetente fácil de se reconhecer
  • Otimize suas campanhas de email para celular
  • Segmente suas listas de e-mail.

 

Devemos lembrar que a melhor opção para a sua estratégia sempre vai ser a que mais estiver dentro da realidade do seu negócio.

Por isso, fique atento ao que os seus relatórios de campanha apontam, e ajuste as técnicas ao seu modelo de negócio.

Que dessa maneira, o email marketing vai se provar como peça fundamental e vai passar a ser frequente em suas estratégias.

 

Gostaria de usar o email marketing em sua estratégia digital mais ainda não criou uma?

 

Nós podemos te ajudar!

Somos a Xpbox Digital, agência especializada em Marketing de Resultados, presente há mais de 5 anos no mercado de Brasília.

 

Acesse o site e fale com um de nossos especialistas.

 

Acompanhe também notícias diárias sobre Marketing e mercado, seguindo nossas Redes Sociais.

 

Talvez você também queria ler sobre:

 

Quais são as dores do seu negócio em relação ao Marketing de Resultados.

Como posicionar o seu negócio em meio a crise do novo coronavírus.

 

Compartilhe este post nas suas redes sociais

Posts relacionados

criação de websites e sistemas web | ferramentas para empreender de casa
Ecommerce

Ferramentas para empreender de casa 2023

O que é empreender de casa? A pandemia desencadeou um crescimento na popularidade das empreitadas domésticas. Porém, existem muitas ferramentas e habilidades necessárias para se

💬 Precisa de ajuda?