Como posicionar o seu negócio em meio à crise do novo coronavírus.

Entenda como posicionar o seu negócio em meio a crise do novo coronavírus. Veja ainda 5 boas práticas de Marketing em tempos de crise.

Em tempos de pandemia como esse, a sociedade e o mercado passam por importantes mudanças. Por isso, é importante saber como posicionar o seu negócio em meio a crise do novo coronavírus.

Além disso, em um cenário onde o isolamento social é regra, a forma como você conduzir as estratégias de marketing do seu negócio é fator fundamental para a gestão de crise.

É importante se adaptar às novas necessidades do consumidor e às tendências do mercado. 

Mas antes de falar sobre essas adaptações, vamos primeiro entender como a Gestão de Crise e o Marketing Digital podem ajudar a posicionar o seu negócio em meio a crise do novo coronavírus.

 

O que é gestão de crise?

 

As crises fazem parte da histório da maioria das empresas e, por isso, devemos ter em mente que não se trata de “se”, mas “quando” uma nova adversidade atingirá em cheio os nossos negócios

Esse é um dos pilares que sustentam a importância da Gestão de Crise para qualquer negócio.

Isso porque a Gestão de Crise se trata de um planejamento criado pela liderança de um negócio para avaliar todos os tipos de riscos e que podem afetar uma empresa.

Mais do que isso, é um processo que torna a administração de qualquer negócio mais inteligente e preparada para se adaptar comercialmente e se posicionar cenários de crise, inclusive como esse em que nos encontramos hoje.

 

A importância do Marketing Digital na Gestão de Crise

 

A quarentena além de ser imposta como principal medida de prevenção, também fez a população mudar os seus hábitos cotidianos, inclusive no consumo.

Com tanta gente em casa, a consequência foi o aumento de pessoas conectadas na internet. 

E é exatamente aqui que entra a importância de adaptar o seu negócio às praças digitais.

Isso porque essa a conversão para o digital não se trata mais de uma simples opção entre várias, ou uma tendência. 

Esse é simplesmente o novo cenário do mercado.

Por esse motivo, as estratégias de marketing digital aparece disparadamente como a melhor solução de vendas para o seu negócio em meio a crise.

Considere que o ato de comprar online deixou de ser apenas uma opção, para se tornar o principal meio de compra que o consumidor.

Por esse motivo é preciso uma boa presença de digital para continuar vendendo, e até para otimizar os seus atuais resultados de venda.

Com isso em mente, se o seu negócio ainda não é digital, aqui está o primeiro passo que você deve tomar para recolocar o seu negócio em termos de competitividade.

Entretanto, existe mais um item importante em meio a tudo isso: como posicionar o seu negócio em meio à crise do novo coronavírus.

Então se liga nos próximos parágrafos, que vamos falar sobre a importância de um posicionamento inteligente.

 

Saiba como o posicionamento do seu negócio pode influenciar em suas vendas

 

O posicionamento do seu negócio hoje, para gerar engajamento e vendas online, precisa apresentar mais do que ofertas e promoções.

Isso porque hoje em dia o consumidor tem cobrado posicionamento das empresas também em relação à crise do novo coronavírus e sua propagação.

Em tempos de isolamento social, a forma como você conduz as estratégias de marketing digital do seu negócio é um fator fundamental para a Gestão de Crise.

Por isso, é importante ter sensibilidade para se adaptar às novas necessidades e tendências do mercado.

Nesse ponto, já não é mais aceito propagandas “rasas”, que deixam evidente que a marca está querendo se aproveitar da situação de crise do novo coronavírus.

Mas por outro lado, a adaptação de suas estratégias não podem se limitar a empatia diante de toda essa situação.

É importante mostrar protagonismo no mercado, pensando na imagem que a sua marca vai passar para o consumidor.

É preciso um posicionamento mais inteligente, que apresenta uma abordagem de senso social e cultural.

O ponto principal é fazer as suas estratégias existirem de forma que não sejam indiferentes a tudo o que o mundo está enfrentando.

 

Como o marketing pode ajudar a posicionar o meu negócio em meio a crise do novo coronavírus?

 

À essa altura,  já podemos entender que marketing é bem mais do que publicidade e propaganda. 

O Marketing tem um poder de adaptação ideal para as mudanças constantes que o mercado e a sociedade sofrem. Principalmente em meio à crise do novo coronavírus.

Isso porque fazer marketing é também realizar pesquisas, definir e atualizar modelos de negócio, desenvolver produtos e serviços, criar e fortalecer marcas, gerar engajamento e relacionamento, educar consumidores e inovar empreendimentos

Em tempos de crise e recessão, estar atento aos pequenos detalhes do dia a dia faz toda a diferença.

E é aqui que entra a importância de uma estratégia de marketing digital bem elaborada para garantir uma boa gestão de crise.

 

Boas práticas de Marketing Digital em tempos de crise

 

Em tempos de crise, é evidente que não há como implementar a mesma conduta de tempos atrás. Até porque hoje, o cenário e a realidade de cada negócio estão cada vez mais diferentes.

Mas existem algumas boas práticas e orientações que podem ser muito úteis em diferentes situações.

E para te ajudar, listamos abaixo 4 boas práticas que foram apresentadas em um artigo na Harvard Business Review, sobre Marketing em tempos de crise.

 

1 . Simplicidade

 

Para fortalecer o negócio a curto prazo, uma boa prática está na simplificação de portfólio.

Em outras palavras, em tempos de crise opte pelo foco em produtos de boa margem de lucro, desacelerando a produção de outros produtos e diminuindo a compra com fornecedores.

Em caso de lançamento de uma novidade, controle o investimento com precaução.

Assim, você consegue reduzir custos de produção, operação de vendas e divulgação não essenciais.

 

2 . Aumente a acessibilidade

 

Este item é sobre o acesso dos consumidores aos seus produtos e serviços.  

Para isso, você pode trabalhar com promoções mais longas, para influenciar a percepção de preço que o consumidor tem sobre os seus produtos.

Facilitar as etapas da sua promoção também é mais vantajoso para o seu negócio.

Você também pode trabalhar com produtos de entrada, para aumentar a abrangência das suas soluções. Mas fique atento para isso não prejudicar o seu posicionamento de marca.

 

3 . Reforce a confiança

 

Consumidores inseguros tendem a dar preferência à marcas mais familiares. Por isso, um bom trabalho de comunicação da sua empresa é fundamental.

Além de ajustes na linguagem da sua marca de acordo com o que a situação atual pede, você precisa também:

  • Deixar sua comunicação mais humanizada
  • Sair dos bastidores e se manifestar abertamente
  • Ficar do lado do consumidor, evitando prejudicá-lo com preços abusivos, por exemplo.

Isso fará com que o seu negócio se aproxime ainda mais da audiência, criando então um clima de parceria.

 

4 . Posicione-se para a recuperação

 

Crises influenciam fortemente a percepção das pessoas. Isso faz com que campanha de repercussão negativa botem em xeque os valores de sua empresa.

As pessoas estão exigindo cada vez mais que os negócios atuem em prol da sociedade, fazendo com que elas levem isso em conta na hora de escolher suas marcas.

Por isso, é importante que você procure entender como o seu consumidor se comportará no futuro pós pandemia, e então alinhar ações de acordo com esse novo perfil.

Para isso, você pode adotar métodos como:

  • Monitorar o comportamento do seu público
  • Flexibilizar suas operações e sua comunicação
  • Continuar presente, fortalecendo seu relacionamento com o cliente
  • Estar presente nos canais digitais

Conheça agora a melhor solução de marketing para o seu negócio em meio à crise do novo coronavírus.

 

A importância do Marketing de Resultados para o seu negócio em meio a crise do novo coronavírus

 

A necessidade de tantas adaptações e ações direcionadas para o seu público, com a linguagem adequada, posicionamento preciso e presença digital, tem no Marketing de Resultados todas as soluções.

Isso porque esse método de Marketing reúne em uma única campanha diversos recursos tecnológicos e inteligentes, focadas na garantia de presença digital e criação de oportunidades de venda.

Mais importante que isso, as campanhas de Marketing de Resultados são feitas através da otimização de orçamento.

Ou seja, os investimentos realizados são acompanhados antes, durante e após a campanha, para a mensuração de resultados e a análise de quanto o seu negócio precisa para gerar mais vendas online.

O Marketing de Resultados é um método que engloba outras formas de marketing em uma mesma campanha, para trabalhar de forma conjunta.

Para exemplificar, uma mesma campanha de marketing de resultados pode englobar:

 

 

  • Marketing de Digital

 

Conjunto de estratégias de marketing voltadas para os canais e recursos digitais, cuja aplicação hoje é a mais procurada por empresas.

 

 

  • Marketing de relacionamento

 

Reúne uma série de práticas para a sua marca se aproximar do seu público, ganhar autoridade e fidelizar clientes

 

 

  • Publicidade online

 

Campanhas de tráfego para mídias online, expansão de audiência e aumento de acessos

 

 

  • Marketing de Conteúdo

 

Em tempos de crise, se tem uma coisa que as pessoas estão precisando é conteúdo.

Por isso, é importante fazer conteúdo, claro que ajustado à situação que estamos encarando.

Nisso, o marketing de conteúdo aparece como responsável pela produção de materiais relevantes, com técnicas de SEO e de relacionamento.

 

 

  • Inbound Marketing

 

Uma estratégia que se destaca por ser um investimento flexível e permitir a mensuração rigorosa dos resultados, além de fortalecer a autoridade das marcas na internet.

 

O que achou do artigo?

 

Como você pode ver, uma das melhores atitudes que sua empresa pode adotar durante um período desafiador como esse é estreitar o relacionamento com o público.

 

Contando sempre com as melhores soluções, é claro.

 

Mas entendemos também a sua necessidade de contar com oportunidades lucrativas através dessas estratégias digitais. 

 

Por isso, nós da XpBox Digital, queremos te propor uma Sessão Estratégica Digital Gratuita.

 

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