Remarketing: Entenda o que é, como fazer e quais suas principais vantagens

o-que-e-remarketing

Entenda o que é Remarketing, como fazer e as principais vantagens dessa poderosa estratégia.

Sabe aquela impressão de estar sendo seguido por um anúncio na internet? Pois é, esse é um bom exemplo do que é Remarketing (mas não é o único). Então continue  a leitura, que a seguir vamos falar melhor sobre essa estratégia.

Assim como muitas pessoas, você com certeza já falou sobre Remarketing sem nem saber o que é ou como funciona.

Mas a verdade é que essa estratégia é bastante eficaz para melhorar os resultados do seu negócio.

Isso porque quando bem estruturada, pode alavancar as vendas com baixo custo de investimento.

Interessante, não é?

Então para te ajudar a entender como funciona e de que modo você pode aplicá-lo em sua empresa, vamos ao conceito de Remarketing.

 

O que é Remarketing?

Remarketing significa refazer o marketing para a mesma pessoa. Ou seja, o principal objetivo é impactar mais de uma vez quem já demonstrou interesse pelo seu produto.

Na prática, essa estratégia é aplicada por meio daquelas campanhas de email que reativam os clientes da sua base, incentivando-os a tomarem ações como finalizar o carrinho de compras abandonado no seu site.

Mas o Remarketing pode ser usado também em diferentes situações, inclusive como ferramenta de retargeting própria do Google.

Neste caso, o objetivo é marcar e identificar os usuários que já visitaram o seu site, para assim, passar a exibir com maior frequência seus anúncios para esse público.

 

Mas o que é Retargeting?

Parecido com o conceito de remarketing, o retargeting é focado na conversão de pessoas já interessadas nas ofertas da sua loja virtual.

Mas ao invés do envio de emails, esse conceito usa os anúncios pagos inseridos em locais estratégicos das páginas online para marcar presença.

A palavra Targeting vem do inglês e significa apontar ou mirar. Logo, retargeting significa mirar de novo no consumidor.

 

Para que serve o Remarketing?

Tanto Remarketing quanto o Retargeting, possuem a função de gerar mais conversões para a sua estratégia de vendas.

Até porque dificilmente o usuário vai executar a compra na primeira vez que entra em contato com a sua publicidade.

Por isso, o seu objetivo principal é manter a marca presente na cabeça do usuário, exibindo frequentemente os anúncios até que ele decida realizar a compra.

Esse, inclusive, é o motivo pelo qual essa estratégia casa perfeitamente com o Inbound Marketing.

Entenda.

 

Remarketing e Inbound Marketing

Você sabia que ao integrar o Remarketing com o Inbound Marketing, você terá uma estratégia de Marketing Digital muito mais poderosa?

Isso porque, ao invés de se limitar ao envio de emails ou postagem de anúncios pontuais, você passa a ter também a promoção do seu conteúdo.

Essa mesclagem de estratégias incentiva seus visitantes a se tornarem mais assíduos, e ainda ajudar a solucionar um dos maiores problemas do inbound marketing:

  • A grande quantidade de visitantes que não retornam para consumir mais conteúdo.

Ou seja, o disparo de emails pode ser combinado com as técnicas de landing page para capturar mais a sua audiência e gerar leads.

 

Como começar sua campanha de Remarketing?

O primeiro passo aqui é criar um planejamento que te ajude a mapear os leads que se encontram nos diferentes estágios do processo de compra: conscientização, consideração, consideração, compra ou fidelização.

Para isso, o Remarketing utiliza o sistema de listas, que vai dividir os visitantes do seu site conforme o tipo de ação tomada.

Ou seja, o email para quem somente pesquisou um produto deve ser diferente do utilizado para quem visualizou o preço, ou inseriu o item no carrinho e abandonou, ou até quem efetivamente concluiu a compra.

Veja agora os exemplos mais comuns de listas relevantes de se criar:

  • Quem comprou mais de R$50 ou R$100 ou R$1000;
  • Quem se inscreveu no seu blog;
  • Quem respondeu a uma pesquisa;
  • Quem fez o download de um e-book;

A partir daqui, podem ser criados templates com conteúdo dos emails para cada um dos grupos.

 

E o Retargeting? Onde se encaixa?

Apesar de parecer mais simples, o Retargeting também exige um bom planejamento para ser aplicado.

Isso porque sem uma estratégia coerente, ele perde valor e, assim, deixa de ser relevante e perde taxa de cliques, posição nas exibições e prejudica os custos dos seus anúncios.

Portanto, além das segmentações por meio de contatos, você pode segmentar seus visitantes por:

  • Quem visitou seu site (o problema dessa lista é ser muito genérica);
  • Quem visitou mais de cinco páginas do seu site;
  • Quem visitou uma categoria de produtos ou um produto específico do seu site);
  • Quem deixou um comentário no seu conteúdo;
  • Quem clicou no link do seu perfil nas redes sociais.

 

Como o Retargeting funciona?

O Retargeting funciona através de cookies. Você provavelmente já notou que muitos sites informam aos visitantes sobre a política de privacidade e solicitam a permissão do usuário para coletar cookies.

Estes cookies são uma espécie de “sinalizador”. Eles ficam armazenados no computador do visitante do seu site, vinculados a uma tag inserida no código do seu site.

Quando o visitante acessar outros sites, o Google vai identificar o cookie e exibir os anúncios que você determinou ao criar a campanha.

 

5 Vantagens do Remarketing

1 – Exposição da marca

Quanto mais um cliente potencial estiver exposto à sua marca, mais provável se torna de ele negociar com você quando decidir fazer a compra.

 

2 – Taxas de conversão mais elevadas

Essa exposição acentuada da marca leva a maiores taxas de conversão para suas campanhas. Manter sua marca na lembrança dos consumidores aumenta suas chances de uma venda futura.

 

3 – Melhor ROI 

Melhores taxas de conversão, por consequência, geram um retorno mais rápido do seu investimento e um menor custo por venda.

 

4 – Segmentação de audiência

Você pode focar seus esforços de remarketing visando públicos específicos, tomando como base seus interesses ou dados demográficos. Pode até segmentar leads quentes como aqueles visitantes do site que abandonaram o carrinho, guiando-os até a compra.

 

5 – Orçamento flexível

Como todas as outras ferramentas de publicidade do Google, você tem controle completo do orçamento e relatórios robustos para ajudá-lo a tomar decisões inteligentes quanto aos gastos. Você também pode ver quais sites da rede de display têm o melhor desempenho para otimizar as mensagens e orçamentos para páginas específicas.

 

Como aplicar o Remarketing no meu negócio?

  • Crie audiências relevantes

Em primeiro lugar, você precisa definir bem a audiência para que seus anúncios gerem retorno.

Mas como fazer isso?

O ideal aqui é criar várias listas de remarketing, fazendo isso de acordo com as suas prioridades e objetivos.

  • Crie anúncios específicos para cada público

Agora é hora de direcionar bem os seus anúncios para cada lista.

Por isso, procure levar em conta os principais interesses do visitante também.

O usuário que abandonou o carrinho talvez esteja mais propenso à compra do que outro que ainda está conhecendo a sua solução, e que visitou a página dos preços algumas vezes.

Para esse último, anúncios com desconto podem fazer com que ele feche um negócio, por exemplo.

  • Use landing pages de alta conversão

Sua landing page, ou página de vendas, deve ter um anúncio atrativo e ser bem estruturada.

Pois combinando esses dois elementos, você vai aumentar as chances daquele visitante se converter em um lead.

Busque também deixar bem claro no conteúdo da página o benefício que o usuário terá com a sua oferta.

  • Analise os resultados do seu esforço

Estabeleça métricas para mensurar os resultados dos seus anúncios e disparos.

Mas não cometa o mesmo erro de muitas empresas, ficando preso apenas no CPC.

Atente-se também ao Custo por Aquisição (CPA), que tem influência direta no cálculo do ROI da sua estratégia.

  • Não exagere na quantidade de exibições para um único usuário

Ao mesmo tempo em que o remarketing pode ajudar na geração de novas receitas, ele pode chatear o usuário.

Isso acontece com a saturação na exibição do anúncio, o que talvez o incentive a não comprar de jeito nenhum, que é o oposto do desejado.

Por isso, é sempre bom planejar a quantidade de impressões, ou seja, quantas vezes aquele anúncio será exibido para o usuário.

 

Conte com o suporte de quem entende do assunto

Aqui na Xpbox Tecnologia, nós temos a estratégia certeira para o seu tipo de negócio.

Com mais de 6 anos de mercado (e vários cases de sucesso), vamos ajudar voce a construir uma presença digital forte e de resultados.

Clique aqui para entrar em contato com nossos especialistas agora mesmo.

 

Compartilhe este post nas suas redes sociais

Posts relacionados

criação de websites e sistemas web | ferramentas para empreender de casa
Ecommerce

Ferramentas para empreender de casa 2023

O que é empreender de casa? A pandemia desencadeou um crescimento na popularidade das empreitadas domésticas. Porém, existem muitas ferramentas e habilidades necessárias para se

💬 Precisa de ajuda?